A formação do professor crítico-reflexivo: saberes, práticas e suas conexões com o ensino de Ciências e Matemática
Palavras-chave:
Formação de professores, Professor reflexivo, Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
Esse artigo é fruto de uma investigação que tem como objetivo analisar as concepções de formação de professores de Ciências e Matemática sobre a temática Formação de Professores. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo, ancorando-se no método bibliográfico e nos dados de uma pesquisa realizada com dez professores (sete de Matemática, dois de Biologia e um de Química), contendo um questionário com 10 questões (sete fechadas e três abertas), aplicado através da ferramenta Google Formulários entre os dias 09 e 10 de outubro de 2020. Os dados da pesquisa mostram que os professores compreendem a Formação de Professores como algo contínuo e constante. Assim entendem que o processo de reflexão sobre as suas práticas e saberes é essencial para a formação de sujeitos reflexivos, porém, os dados também mostraram que esses professores ainda possuem práticas muito próximas às abordagens tradicionais. Este estudo possibilita diálogos futuros sobre a formação de professores no campo das Ciências e Matemática.
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