A formação do professor crítico-reflexivo: saberes, práticas e suas conexões com o ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Wanderson Carvalho da Rocha UFPA
  • Fernando Vinícius Pereira de Almeida Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Nadja Fonseca da Silva

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor reflexivo, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Esse artigo é fruto de uma investigação que tem como objetivo analisar as concepções de formação de professores de Ciências e Matemática sobre a temática Formação de Professores. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo, ancorando-se no método bibliográfico e nos dados de uma pesquisa realizada com dez professores (sete de Matemática, dois de Biologia e um de Química), contendo um questionário com 10 questões (sete fechadas e três abertas), aplicado através da ferramenta Google Formulários entre os dias 09 e 10 de outubro de 2020. Os dados da pesquisa mostram que os professores compreendem a Formação de Professores como algo contínuo e constante. Assim entendem que o processo de reflexão sobre as suas práticas e saberes é essencial para a formação de sujeitos reflexivos, porém, os dados também mostraram que esses professores ainda possuem práticas muito próximas às abordagens tradicionais. Este estudo possibilita diálogos futuros sobre a formação de professores no campo das Ciências e Matemática.

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Biografia do Autor

Fernando Vinícius Pereira de Almeida, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA. Licenciado em Ciências Biológicas (UEMA.

Nadja Fonseca da Silva

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA/REAMEC). Professora Adjunta II do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) 

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

ROCHA, . C. da; ALMEIDA, . V. P. de; SILVA, . F. da. A formação do professor crítico-reflexivo: saberes, práticas e suas conexões com o ensino de Ciências e Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 56–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1643. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos