O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA

Autores

Palavras-chave:

Materiais manipuláveis, Formação de professores, Matemática

Resumo

Este artigo traz relatos da socialização de experiências de formação docente realizada com professores da Educação Básica, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental MEC/SEDUC km 170 – A, localizada na Rodovia transamazônica no município de Placas estado do Pará. Foram momentos de construção, reflexão e propostas práticas para o ensino da matemática utilizando os materiais manipuláveis. Estes momentos, se dividiram em duas etapas, na primeira tecemos um debate de cunho mais teórico sobre o que são os materiais manipuláveis e sua importância no ensino da matemática, já no segundo discutimos, por meio de exercícios, as possiblidades de como utilizá-los em sala de aula, nas perspectivas e soluções que auxiliam nas dificuldades de aprendizagem. Neste sentido esperamos que este trabalho possa contribuir no sentido de aguçar as reflexões que tangem o ensino da Matemática, bem como fomentar discussões e proposições para a conscientização e o enfrentamento destas questões, de modo a colaborar para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

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Biografia do Autor

Marcos José Helmer Dias

Especialista. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Placas/PA.

Aline Miranda da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnica em Assuntos Educacionais na UFPA.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

DIAS, . J. H.; SILVA, . M. da. O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 106–117, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1659. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos