O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA
Palavras-chave:
Materiais manipuláveis, Formação de professores, MatemáticaResumo
Este artigo traz relatos da socialização de experiências de formação docente realizada com professores da Educação Básica, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental MEC/SEDUC km 170 – A, localizada na Rodovia transamazônica no município de Placas estado do Pará. Foram momentos de construção, reflexão e propostas práticas para o ensino da matemática utilizando os materiais manipuláveis. Estes momentos, se dividiram em duas etapas, na primeira tecemos um debate de cunho mais teórico sobre o que são os materiais manipuláveis e sua importância no ensino da matemática, já no segundo discutimos, por meio de exercícios, as possiblidades de como utilizá-los em sala de aula, nas perspectivas e soluções que auxiliam nas dificuldades de aprendizagem. Neste sentido esperamos que este trabalho possa contribuir no sentido de aguçar as reflexões que tangem o ensino da Matemática, bem como fomentar discussões e proposições para a conscientização e o enfrentamento destas questões, de modo a colaborar para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Downloads
Referências
BERTON, Ivani da Cunha Borges; ITACARAMBI, Ruth Ribas. Números. Brincadeiras e Jogos. São Paulo: Livraria da Física, 2009, p. 30-36.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 3ª Versão Revista. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC: Brasília, DF, 2017
BRITO, Marcia Regina. F. (Org.). Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino de Matemática. Boletim SBEM-SP, Ano 4, n. 7, 1990.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
JANUARIO, Gilberto. Materiais manipuláveis: mediadores na (re)construção de significados matemáticos. 2008. Monografia (Especialização em Ensino de Matemática) – Universidade de Guarulhos, Guarulhos, 2008.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-38.
LORENZATO, Sérgio. O uso de materiais concretos. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2. 1993. Campinas. Anais [...]. Campinas, 1993.
PASSOS, Carmen L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 77-92.
PIRES, Célia Maria Carolino. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
PRADO, I. G. Ensino de Matemática: o ponto de vista de educadores e de seus alunos sobre aspectos da prática pedagógica. 2000. 255f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências exatas, Rio Claro, 2000.
SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 6. 2010. Anais [...]. 2010.
SERRAZINA, Maria de Lurdes. Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática, n. 13, jan./mar., 1990.
SHIH, Ayni. Materiais Manipulativos para o Ensino das Quatro Operações Básicas. São Paulo: Edições Mathema, 2012.
SILVA, A.; MARTINS, S. Falar de matemática hoje é .... Millenium – Revista do ISPV, n. 20, 2000. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/20_ect5.htm.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática de 1° a 5° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SOUSA, Giselle Costa de; OLIVEIRA, José Damião Souza de. O Uso de Materiais Manipuláveis e Jogos no Ensino de Matemática. 2010. Disponível em:< http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/ENEM10/artigos/CC/T11_CC468.pdf