O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA

  • Aline Miranda da Silva UFPA
Palavras-chave: Materiais manipuláveis, Formação de professores de Matemática, Ensino

Resumo

Este artigo traz relatos da socialização de experiências de formação docente realizada com professores da Educação Básica, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental MEC/SEDUC km 170 – A, localizada na Rodovia transamazônica no município de Placas estado do Pará. Foram momentos de construção, reflexão e propostas práticas para o ensino da matemática utilizando os materiais manipuláveis. Estes momentos, se dividiram em duas etapas, na primeira tecemos um debate de cunho mais teórico sobre o que são os materiais manipuláveis e sua importância no ensino da matemática, já no segundo discutimos, por meio de exercícios, as possiblidades de como utilizá-los em sala de aula, nas perspectivas e soluções que auxiliam nas dificuldades de aprendizagem. Neste sentido esperamos que este trabalho possa contribuir no sentido de aguçar as reflexões que tangem o ensino da Matemática, bem como fomentar discussões e proposições para a conscientização e o enfrentamento destas questões.

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Publicado
2022-07-01
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  • Artigo 28
Como Citar
SILVA, A. M. O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 4, n. 1, p. 106-117, 1 jul. 2022.
Seção
Artigos Científicos