O uso de materiais manipuláveis: uma experiência com professores da Educação Básica do município de Placas/PA
Resumo
Este artigo traz relatos da socialização de experiências de formação docente realizada com professores da Educação Básica, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental MEC/SEDUC km 170 – A, localizada na Rodovia transamazônica no município de Placas estado do Pará. Foram momentos de construção, reflexão e propostas práticas para o ensino da matemática utilizando os materiais manipuláveis. Estes momentos, se dividiram em duas etapas, na primeira tecemos um debate de cunho mais teórico sobre o que são os materiais manipuláveis e sua importância no ensino da matemática, já no segundo discutimos, por meio de exercícios, as possiblidades de como utilizá-los em sala de aula, nas perspectivas e soluções que auxiliam nas dificuldades de aprendizagem. Neste sentido esperamos que este trabalho possa contribuir no sentido de aguçar as reflexões que tangem o ensino da Matemática, bem como fomentar discussões e proposições para a conscientização e o enfrentamento destas questões.
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