A construção do conhecimento em agroecologia nas escolas do campo: uma alternativa à Educação Ambiental

  • Aline Guterres Ferreira UFRGS / Doutoranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde
  • José Vicente Lima Robaina, Dr.
  • José Geraldo Wizniewsky, Dr.
  • Sandra Mara Mezalira, Ma.
Palavras-chave: Aprendizagem; rural; escola.

Resumo

O artigo compreende os fenômenos alternativos de educação para/com o meio rural, proporcionando o desenvolvimento econômico e social, sem comprometer o ambiente e a sobrevivência das populações do campo. Uma experiência são as Escolas Família Agrícolas (EFA’s) e Casas Familiares Rurais (CFR’s) dos Centros Educativos Familiares de Formação em Alternância (CEFFA’s). Essas instituições utilizam a Pedagogia da Alternância e o ensino com enfoque agroecológico, para promoção do desenvolvimento rural por meio de agriculturas mais sustentáveis e decresço do êxodo rural. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Família Agrícola do Rio Grande do Sul, e tenta compreender, como está sendo desenvolvido o ensino com enfoque agroecológico, pelos Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância no fomento à Educação Ambiental. São analisadas as percepções que os estudantes possuem dos sistemas de produção de alimentos alternativos ao agronegócio e a educação que vivenciam na escola, a luz da Construção do Conhecimento. Os procedimentos metodológicos foram: observação participante, análise documental, entrevistas com os estudantes, grupo focal e questionário aberto. Os resultados demonstram a necessidade de sistemas educacionais que estejam de acordo com a realidade das populações do campo. Os estudantes entrevistados compreendem que esse sistema está pautado na Pedagogia da Alternância, em que podem compartilhar sua aprendizagem em outros territórios de educação, sejam este escolar ou não. Ainda são constatados que a perspectiva de desenvolvimento para o campo, deve ser ampliada e não resumida apenas na obtenção de lucros, concentração de terras, uso de agrotóxicos e exploração da mão de obra trabalhadora rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, W. A Educação Ambiental e a consciência da solidariedade ambiental. Revista Internacional de Direito e Cidadania, n.2, p. 207-216, outubro/2008.

BARROS, A. J. P., LEHFELD N. A. S., Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ, Vozes, 1994.

BEZERRA NETO, L. Avanços e retrocessos na educação rural no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Campinas, Campinas-SP, 2003.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P.; CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília-DF, 2002.

CAPLAN, S. Using focus group methodology for ergonomic design. Ergonomics, vol. 33, nº 05, 1990.

CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009. 30 p.

CIPPA EFA Serra Gaúcha. Cartilha dos Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha. Caxias do Sul. 2013. 19 p.

COSTA, J. P. R. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul, 2012.

COTRIM, D. O estudo da participação na interface dos atores na arena de construção do conhecimento agroecológico. 2013. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Porto Alegre, 2013.

COTRIM, D.; DAL SOGLIO, F. K. Análise do processo de Construção do Conhecimento Agroecológico. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 8., 2010. Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas, 2010.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco referencial em agroecologia. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo: texto preparatório. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população para 1º de julho de 2009. IBGE, 29 out. 2010.

LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, vol. 03, nº. 01, jan./mar. 2002.

GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.

LOUREIRO, C. F. B., Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.)., Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

LUZZARDI, R. E. S. Educação Ambiental: Sustentáculo para o Desenvolvimento da Agricultura Sustentável. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. vol. 17, nº 04, p.52-70, jul./dez. 2006.

NASCIMENTO, C. G. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO. Campinas, SP: [s.n.], 2005.

NASCIMENTO, C. G. Escola família agrícola: uma resposta alternativa à educação do meio rural. Revista da UFG, vol. 07, nº 01, junho 2004.

PESSOTTI, A. L. Escola Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. 1978. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1978.

PRADO, A. A. Intelectuais e educação no estado novo (1937/1945): o debate sobre a formação do Professor primário rural. Revistas Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, 2007.

SOUZA, M. B.; COSTA, J. P. R.; VERGUTZ, C.L.B. A pedagogia da alternância e o ensino de história: o caso da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Revista Ágora. Santa Cruz do Sul, v.17, n. 02, p. 53-67, jul./dez. 2016.
Publicado
2022-06-25
Visualizações
  • Artigo 102
  • PDF 83
Como Citar
GUTERRES FERREIRA, A.; LIMA ROBAINA, J.; WIZNIEWSKY, J.; MEZALIRA, S. A construção do conhecimento em agroecologia nas escolas do campo: uma alternativa à Educação Ambiental. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 2, p. 33-48, 25 jun. 2022.