A reforma agrária no ensino de História: Educação do Campo e movimentos sociais

Autores

  • Crislaine Leticia Vereta UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/UNICENTRO

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Educação do Campo, Ensino de História, Movimentos Sociais

Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar a visibilidade da reforma agrária e a disposição desta no âmbito educacional do campo, em destaque na disciplina de história, segundo levantamento bibliográfico. Dentro dos parâmetros de ensino do campo, este se apresenta com sua especificidade marcada em sua realidade, já que por meio principalmente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que se alcançou uma educação especifica ao povo do campo, valorizando a sua realidade, a Educação do Campo. Soma-se a isso, para desenvolvimento da pesquisa será utilizado estudos de cunho bibliográfico, com a análise sobre a disposição do assunto reforma agrária tanto em debates educacionais, quanto mais esmiuçado em prol dos livros didáticos de história das escolas do campo ressaltada por demais autores. À vista disso, a presente pesquisa busca contribuir para debates sobre a historicidade da reforma agrária dentro da sala de aula, como também, da luta dos movimentos sociais, em prol da visibilidade e valorização da cultura campesina da posse da terra.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

VERETA, . L. A reforma agrária no ensino de História: Educação do Campo e movimentos sociais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 64–75, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1681. Acesso em: 22 dez. 2024.