Escolas inovadoras: percepções sobre alunos e professores segundo uma série documental midiática

Autores

Palavras-chave:

Aluno, Professor, Inovação educacional, Escola, Inovação

Resumo

No contemporâneo, com a aceleração de transformações nas sociedades, crescem as discussões em torno de mudanças na escola moderna, denominada por vezes de “tradicional”, colocada quase sempre em contraste com uma outra, por vezes denominada de “inovadora”. Neste contexto, nesse artigo analisou-se quais as características de sujeitos institucionais aluno e professor em escolas que se reconhecem e são reconhecidas como inovadoras. Para isso, investigou-se, utilizando-se o método de análise de conteúdo, 12 (doze) vídeos de uma série documental que apresenta experiências de 12 (doze) escolas “inovadoras” em 8 países. Os resultados apresentaram 3 características principais atribuídas ao sujeito aluno e 11 ao sujeito professor, conformando proposituras de transformações para a instituição “escola”. As conclusões indicam que as características presentes são comumente identificadas em instituições escolares, a distinção está na assunção de sua importância como central, o que implica na remodelagem de um conjunto amplo de dispositivos, métodos e processos do processo de ensino-aprendizagem, gerando inovações na instituição escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Gonçalves da Silva, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialização em Gestão de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Doutorado em andamento em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (Portugal) com estágio de pesquisa Erasmus no IHEAL/Université Sorbonne Nouvelle (Paris3). Foi Gestor de Políticas Públicas no Governo do Estado do Acre, tendo desenvolvido atividades nas Secretarias de Estado de Assistência Social (SECIAS), de Saúde (SESACRE), e de Desenvolvimento para Segurança Social (SEDS). Foi Analista Ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tendo desenvolvido atividades na Reserva Extrativista Chico Mendes (AC), Estação Ecológica Rio Acre (AC) e Parque Nacional do Descobrimento (BA). Desenvolveu também atividades nas Terras Indígenas Cabeceiras do Rio Acre (AC), em parceria com o povo Manchineri; e Comexatiba (BA), em parceria com o povo Pataxó. Atualmente é professor do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Bianca Jussara Borges Clemente, Laboratório de Tecnologia da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ)

Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).
Especialização em Mídias na Educação pela UFRRJ. Mestre em Linguística
Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora Associada do Laboratório de Tecnologia da
Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Doutoranda em Estudos
Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Docente da Secretária
Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. (3ª Ed.) Edições 70. 2004.

FERREIRA, Danielle Mendonça S Sousa. Escolas em transição – comunidades de aprendizagem no DF: Concepções e práticas inovadoras? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742001000300010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 1 mar. 2021.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NEVES, Antônia Regina Gomes; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti; FABRIS, Elí Terezinha Henn. A forma-escola inovadora: permanências, ressignificações e deslocamentos. Revista Educação em Questão, v n. 58, n.58, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21865. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Projeto Âncora. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y&t=2565s. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Bath Studio School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016b.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QFyDWb3z0Ks&t=3s. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Escola Nave. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1gYpLIoYis&t=4s. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Colégio Fontán Capital. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Vg0T99Olw. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). La Cecilia. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4qk6lklwTU. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Riverside School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4otPjgKQktE&t=1408s. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). High Tech High. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rP6jVBKM1jA. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ørestad Gymnasium. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016h. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BU4V_Un4vk4. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). E3 Civic High School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016i. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xfeST7u7nMY. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ross School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016j. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xMEd9iZNxVQ. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ritaharju School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016k. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQpOAeYZqWU. Acesso em: 1 mar. 2021.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Steve Job School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016l. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0FVM5Wv-DDU&t=2610s. Acesso em: 1 mar. 2021.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 44, fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32311. Acesso em: 1 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

DA SILVA, . G.; CLEMENTE, . J. B. Escolas inovadoras: percepções sobre alunos e professores segundo uma série documental midiática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 25–38, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1688. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos