Escolas inovadoras: percepções sobre alunos e professores segundo uma série documental midiática
Palavras-chave:
Aluno, Professor, Inovação educacional, Escola, InovaçãoResumo
No contemporâneo, com a aceleração de transformações nas sociedades, crescem as discussões em torno de mudanças na escola moderna, denominada por vezes de “tradicional”, colocada quase sempre em contraste com uma outra, por vezes denominada de “inovadora”. Neste contexto, nesse artigo analisou-se quais as características de sujeitos institucionais aluno e professor em escolas que se reconhecem e são reconhecidas como inovadoras. Para isso, investigou-se, utilizando-se o método de análise de conteúdo, 12 (doze) vídeos de uma série documental que apresenta experiências de 12 (doze) escolas “inovadoras” em 8 países. Os resultados apresentaram 3 características principais atribuídas ao sujeito aluno e 11 ao sujeito professor, conformando proposituras de transformações para a instituição “escola”. As conclusões indicam que as características presentes são comumente identificadas em instituições escolares, a distinção está na assunção de sua importância como central, o que implica na remodelagem de um conjunto amplo de dispositivos, métodos e processos do processo de ensino-aprendizagem, gerando inovações na instituição escola.
Downloads
Referências
FERREIRA, Danielle Mendonça S Sousa. Escolas em transição – comunidades de aprendizagem no DF: Concepções e práticas inovadoras? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742001000300010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 1 mar. 2021.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NEVES, Antônia Regina Gomes; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti; FABRIS, Elí Terezinha Henn. A forma-escola inovadora: permanências, ressignificações e deslocamentos. Revista Educação em Questão, v n. 58, n.58, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21865. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Projeto Âncora. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y&t=2565s. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Bath Studio School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016b.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QFyDWb3z0Ks&t=3s. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Escola Nave. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1gYpLIoYis&t=4s. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Colégio Fontán Capital. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Vg0T99Olw. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). La Cecilia. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4qk6lklwTU. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Riverside School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4otPjgKQktE&t=1408s. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). High Tech High. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rP6jVBKM1jA. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ørestad Gymnasium. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016h. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BU4V_Un4vk4. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). E3 Civic High School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016i. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xfeST7u7nMY. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ross School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016j. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xMEd9iZNxVQ. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ritaharju School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016k. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQpOAeYZqWU. Acesso em: 1 mar. 2021.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Steve Job School. Destino: Educação - Escolas Inovadoras [Documentário]. Canal Futura. 2016l. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0FVM5Wv-DDU&t=2610s. Acesso em: 1 mar. 2021.
TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 44, fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32311. Acesso em: 1 mar. 2021.