Aspectos sociais, religiosos e etnomatemáticos Wajãpi

Autores

Palavras-chave:

Saberes indígenas, Wajãpi, Amapá, Etnomatemática

Resumo

Motivados pelo histórico de luta e resistência dos povos indígenas no Brasil, trazemos neste artigo uma abordagem de caráter social, religioso e etnomatemático acerca do povo indígena Wajãpi do Amapá. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre esses aspectos presentes na realidade desses indígenas e apresentar uma contribuição para a valorização da identidade da etnia. Para isso, realizamos entrevistas e observação participante em duas aldeias. Os resultados trazem visões acerca das dinâmicas sociais e refletem, não somente a valorização cultural, mas, também, o conhecimento tradicional Wajãpi, mostrando os fatores étnicos que diferenciam os Wajãpi como um povo indígena. Esperamos que esses resultados auxiliem na divulgação de seus valores culturais, sociais e etnomatemáticos, que fortaleçam as lutas diárias pelos direitos dos povos das florestas e, ao mesmo tempo, forneçam elementos para outras pesquisas a respeito das características e necessidades dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará.

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Biografia do Autor

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Romaro Antonio Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap)

Doutorando em Educação do Programa de Ciências da Educação da Universidade do Minho - Portugal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

Seki Wajãpi, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Professor Indígena da Secretaria de Estado da Educação do Amapá.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

MATTOS, . R. L. de; SILVA, . A.; WAJÃPI, . Aspectos sociais, religiosos e etnomatemáticos Wajãpi. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 29–40, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1707. Acesso em: 22 dez. 2024.