Saberes tradicionais e educação matemática na escola indígena: relações possíveis

Palavras-chave: Matemática Escolar, Saberes Indígenas, Estratégias de Ensino, Cultura

Resumo

Este artigo consiste em analisar as estratégias utilizadas por professores indígenas para relacionarem saberes tradicionais e saberes matemáticos escolares nas suas aulas. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de dois professores indígenas que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, localizada na aldeia Manga, do povo Karipuna, município de Oiapoque-AP. O estudo é caracterizado a partir da abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram entrevista e observação no contexto escolar. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: APIO (2009); Brito (2012); Corrêa (2004); D’Ambrosio (2008; 2011); Fontana (2006); Gallois e Grupioni (2003); Knijnik et al (2012); Mattos e Mattos (2018); Tassinari (1997); Vergani (2007); Vidal (2009). Os resultados indicam que os professores indígenas utilizam a contextualização e a adaptação como estratégias que possibilitam articulação entre os saberes escolares e os saberes tradicionais em suas aulas de matemática. Assim, a prática pedagógica no ensino de matemática na educação escolar indígena mobiliza diferentes conhecimentos tendo em vista as demandas da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Professor na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Vice-líder do Gepeci e do Gpemazon.

Referências

APIO. Associação dos Povos Indígenas do Oiapoque. Plano de vida dos índios e organizações indígenas do Oiapoque. Oiapoque: APIO, 2009.

BICHO, José Sávio. Etnomatemática e práticas pedagógicas: saberes matemáticos escolares e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna. 2018. 196 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

BRITO, Edson Machado. A educação Karipuna do Amapá no contexto da educação escolar indígena diferenciada na Aldeia do Espírito Santo. 2012. 183 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

CORRÊA, Roseli Alvarenga. As possibilidades da educação matemática na escola indígena. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. – Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2011. - (Coleção Tendências em Educação Matemática).

D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas-RS, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FONTANA, Deise Leandra. Adaptações no ensino de matemática: uma análise da prática dos educadores do campo. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Denise Fajardo. Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? São Paulo: Iepé/UHII/USP: 2003.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Cláudia Glavam. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 25)

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Etnomatemática e prática docente indígena: a cultura como eixo integrador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: SBEM-PR, 2018. ISBN: 978-85-98092-49-2

SILVA, Francisco Hermes Santos da; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. A contextualização: uma questão de contexto. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004. Recife, PE. Anais [...]. Recife: UFPE, 2004.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Da civilização à tradição: os projetos de escola entre os índios do Uaçá. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 21., 1997, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPOCS, 1997. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/21-encontro-anual-da-anpocs/st-3/st06-2/5250-atassinari-da-civilizacao-a/file. Acesso em: 20 mai. 2016.

VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007. (Coleção Metamorfose – número especial)

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do Baixo Oiapoque: o encontro das águas, o encruzo dos saberes e a arte de viver. 3. ed. revis. – Rio de Janeiro: Museu do Índio/Iepé, 2009.
Publicado
2021-11-23
Visualizações
  • Artigo 759
  • PDF 375
Como Citar
BICHO, J. S. Saberes tradicionais e educação matemática na escola indígena: relações possíveis. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. Especial, p. 41-55, 23 nov. 2021.