Conhecimentos prévios: ponto de partida e de chegada para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos Prévios, Etnomatemática, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância

Resumo

O ensino de Matemática representa um grande desafio para a Educação do Campo e deve ser associado aos conhecimentos cotidianos para que o educando desenvolva o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica e torne-se ativo na organização e transformação do ambiente em que vive. Esta pesquisa busca responder como se estabelecem as relações entre a Etnomatemática, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Como estratégia metodológica adotamos as seguintes etapas: vivência no meio sócio profissional dos envolvidos, elaboração e aplicação de questões sobre os conhecimentos prévios dos alunos e sobre a produção de flores, levantamento, análise e síntese dos dados obtidos, valorização dos saberes dos familiares, aplicação dos conteúdos próprios para o 7º ano do ensino fundamental partindo das informações obtidas nas etapas anteriores. Os resultados apontaram que os jovens dominam diferentes procedimentos matemáticos de maneira informal, demonstram facilidade de compreensão de conceitos quando esses são associados aos seus saberes e, indicam ainda, que a Pedagogia da Alternância possibilita a construção do processo de ensino e aprendizagem de matemática a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e de seus familiares, considerando a Educação do Campo como uma proposta de Pedagogia Libertadora que valoriza os saberes dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Constancia Heringer, Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo-RJ

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo-RJ.

Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

HERINGER, .; NASCIMENTO, . C. S. do. Conhecimentos prévios: ponto de partida e de chegada para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 56–73, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1709. Acesso em: 22 dez. 2024.