Atividade ecológica na Educação Escolar Indígena e o encontro com a Etnomatemática
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena, Etnomatemática, Currículo Escolar, InterdisciplinaridadeResumo
O presente artigo apresenta uma experiência interdisciplinar na Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, da etnia indígena Satere-Mawe, no município de Maués – AM. Trata-se de uma atividade que usa um projeto de biometria de quelônios como um caminho para integrar os saberes culturais e escolares, com foco na matemática e no meio ambiente. A atividade compõe uma das etapas do projeto Manejo e Conservação de Quelônios que é uma parceria entre a comunidade da escola e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Ela é dividida em etapas que vão desde palestras orientativas a atividades práticas. A Etnomatemática surge como subsídio para a análise de dados, principalmente por considerar que é necessário inserir os conceitos da cultura matemática de cada Povo nas práticas escolares. Trazemos para análise as reflexões que circundam o currículo escolar, as suas tensionalidades e a abertura para novas práticas pedagógicas inclusivas, que considera o sujeito e suas subjetividades, protagonistas no alcance da aprendizagem com significados. Verificou-se que a interdisciplinaridade e a interculturalidade presente em projetos escolares na Educação Escolar Indígena, embora trabalhosos e complexos, suscitam nos educandos atitudes positivas, criativas, investigativas e valorizam seus conhecimentos prévios.
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