Atividade ecológica na Educação Escolar Indígena e o encontro com a Etnomatemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Etnomatemática, Currículo Escolar, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência interdisciplinar na Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, da etnia indígena Satere-Mawe, no município de Maués – AM. Trata-se de uma atividade que usa um projeto de biometria de quelônios como um caminho para integrar os saberes culturais e escolares, com foco na matemática e no meio ambiente. A atividade compõe uma das etapas do projeto Manejo e Conservação de Quelônios que é uma parceria entre a comunidade da escola e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Ela é dividida em etapas que vão desde palestras orientativas a atividades práticas. A Etnomatemática surge como subsídio para a análise de dados, principalmente por considerar que é necessário inserir os conceitos da cultura matemática de cada Povo nas práticas escolares. Trazemos para análise as reflexões que circundam o currículo escolar, as suas tensionalidades e a abertura para novas práticas pedagógicas inclusivas, que considera o sujeito e suas subjetividades, protagonistas no alcance da aprendizagem com significados. Verificou-se que a interdisciplinaridade e a interculturalidade presente em projetos escolares na Educação Escolar Indígena, embora trabalhosos e complexos, suscitam nos educandos atitudes positivas, criativas, investigativas e valorizam seus conhecimentos prévios.

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Biografia do Autor

Darlane Cristina Maciel Saraiva, Instituto Federal do Amazonas (Ifam)

Mestre em Ciências. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

SARAIVA, . C. M.; MATTOS, . R. L. de. Atividade ecológica na Educação Escolar Indígena e o encontro com a Etnomatemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 96–109, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1712. Acesso em: 7 nov. 2024.