A ecoformação como princípio norteador na formação de professores da Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Ecoformação, Educação Infantil, Espaços de natureza

Resumo

Diante da necessidade de formações continuadas, contextualizadas e coparticipativas, conforme o atual contexto proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu-se como objetivo para esse artigo, analisar as possibilidades que a ecoformação pode trazer como princípio norteador para a formação de professores da educação infantil. Justifcando-se esta problemática pela incipiência de estudos neste nível de ensino, uma vez que as maiorias dos estudos desenvolvidos referem-se às pesquisas voltadas aos níveis de ensino fundamental e educação superior. A busca deu-se a partir de trabalhos que se aproximaram do tema da investigação, no período entre 2004 e 2019. Para a análise dos trabalhos selecionados, optou-se pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD).

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Biografia do Autor

Tauana Patrícia Bonsenhor, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Furb); Professora na Escola Básica Municipal Machado de Assis; atuação com formação continuada de docentes da Educação Básica; educadora ambiental no IPEVI - Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí

Arleide Rosa da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau

outorado em Gestão do Conhecimento (UFSC)
Local de trabalho/área: docente do Depto de Química e pesquisadora do PPGECIM – Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Atuação: formação inicial e continuada de docentes da educação básica e superior; coordenação do núcleo RIEC/FURB; elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de diretrizes curriculares municipais e do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio; líder de grupo de pesquisa do CNPq; Projetos de pesquisa e extensão voltados à Educação e Alfabetização Científicas e Inovação educacional.

Referências

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

BONSENHOR, . P.; LOPES, . T.; SILVA, . R. da. A ecoformação como princípio norteador na formação de professores da Educação Infantil. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 44–58, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1718. Acesso em: 22 dez. 2024.