A ecoformação como princípio norteador na formação de professores da Educação Infantil

Palavras-chave: Formação docente, Ecoformação, Educação Infantil, Espaços de natureza

Resumo

Diante da necessidade de formações continuadas, contextualizadas e coparticipativas, conforme o atual contexto proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu-se como objetivo para esse artigo, analisar as possibilidades que a ecoformação pode trazer como princípio norteador para a formação de professores da educação infantil. Justifcando-se esta problemática pela incipiência de estudos neste nível de ensino, uma vez que as maiorias dos estudos desenvolvidos referem-se às pesquisas voltadas aos níveis de ensino fundamental e educação superior. A busca deu-se a partir de trabalhos que se aproximaram do tema da investigação, no período entre 2004 e 2019. Para a análise dos trabalhos selecionados, optou-se pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tauana Patrícia Bonsenhor, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Furb); Professora na Escola Básica Municipal Machado de Assis; atuação com formação continuada de docentes da Educação Básica; educadora ambiental no IPEVI - Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí

Arleide Rosa da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau

outorado em Gestão do Conhecimento (UFSC)
Local de trabalho/área: docente do Depto de Química e pesquisadora do PPGECIM – Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Atuação: formação inicial e continuada de docentes da educação básica e superior; coordenação do núcleo RIEC/FURB; elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de diretrizes curriculares municipais e do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio; líder de grupo de pesquisa do CNPq; Projetos de pesquisa e extensão voltados à Educação e Alfabetização Científicas e Inovação educacional.

Referências

BARROS, Maria Isabel Amando de (Org). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2018.

CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE. Arrábida: Portugal, 1994. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/Arquivo_14_Carta_Transdisciplinaridade_I_CONGRESMUNDIAL.pdf. . Acesso em: 3. fev. 2021.

FACHINI, Fabiana. Ecoformação de professores da educação básica no programa Novos Talentos da CAPES. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Blumenau, FURB, 2014.

GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural In: SOMMERMAN, A.; MELLO, M. F. de; BARROS, V. M. de. Educação e Transdisciplinaridade II. 1.ed. São Paulo: Triom, 2002.

MALLART, Joan. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela analise textual discursiva. Ciência & Educação. v.9, n 2, p. 191. 2003.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008b.

MORAES, Maria Cândida. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos, problemas e práticas. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2016.

MORIN, Edgar. Notas para um “Emílio” Contemporâneo. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (Orgs). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. São Paulo: Cortez, 2003.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 2ª ed. São Paulo: Triom, 1999.

PINEAU, Gaston. Estratégias universitárias de investigação transdisciplinar em formação. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias (Orgs.). O Método (auto)biográfico e a Formação. 1.ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. cap. 4. p. 97-118.

PUJOL, Maria Antonia. A transdisciplinaridade na educação infantil. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M.C. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

PUKALL, Jeane Pitz. (Eco)formação de professores na educação básica: uma experiência a partir de projetos criativos ecoformadores. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Blumenau: FURB, 2017.

SANTOS, Akiko. Ana Cristina Souza dos; CHIQUIERI, Ana Maria Crepaldi. A dialógica de Edgar Morin e o terceiro incluído de Basarab Nicolescu: uma nova maneira de olhar e interagir com o mundo. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 3. 2008. Anais [...] Anápolis, 2008.

SANTOS, Eliane de Fátima Prim. Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Blumenau: FURB, 2017.

SILVA, Ana Tereza Reis da. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 18, p. 95-104, 2008.

SIMÃO, Vera Lúcia. Formación continuada y varias voces del professorado de educación infantil de Blumenau: uma propuesta desde dentro. Programa de Doctorado Educacion y Societadad. Universitat de Barcelona. Barcelona, 2010.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília: UCB, 2015.

TORRE et al. Decálogo sobre transdisciplinaridade e ecoformação. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.

TORRE, Saturnino de La. Projeto inovar com outra consciência: transdisciplinaridade na sala de aula universitária. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de La. Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de La. Projetos criativos ecoformadores. In: TORRE, S.; ZWIEREWICZ, M. (Org.) Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
Publicado
2023-10-13
Visualizações
  • Artigo 77
  • PDF 49
Como Citar
BONSENHOR, T.; LOPES, C.; SILVA, A. R. DA. A ecoformação como princípio norteador na formação de professores da Educação Infantil. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 5, n. 1, p. 44-58, 13 out. 2023.