Prática inovadora com hortas familiares na matemática escolar por meio da Etnomatemática
Palavras-chave:
Etnomatemática, Prática Inovadora, Ensino Remoto, Hortas, AfetividadeResumo
O artigo tem como objetivo apresentar um trabalho que relaciona conteúdos curriculares da matemática escolar e uma prática cotidiana por meio da etnomatemática. O tema discute a valorização de saberes e ideais de natureza matemática que envolve o manejo de hortas familiares, buscando a interdisciplinaridade e a contextualização de conteúdos matemáticos escolares com a prática e os conhecimentos do cotidiano dos estudantes. A proposta metodológica foi trabalhar pequenas hortas familiares com formatos variados, de forma que os discentes pudessem interagir na busca do conhecimento. Diante do momento pandêmico, a estratégia foi proporcionar a construção e utilização de mini maquetes com formas geométricas variadas, para possibilitar a emancipação e a autonomia dos estudantes com alguns conceitos matemáticos, como comparar, medir, fazer estimativas e organização do tempo. O projeto foi iniciado em 2020 na escola Municipal Ciep 401 Lucimar de Souza Santos, com trinta estudantes do 8° ano e com apoio de seus familiares. Como não houve desistência, o projeto teve continuidade com os mesmos estudantes no 9° ano e seus familiares. Houve uma aproximação com práticas docentes inovadoras e o fazer/saber da cultura dos estudantes, o que propiciou uma mudança criativa no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19. Além disso, despertou o interesse dos discentes pela busca do conhecimento, promovendo o desenvolvimento intelectual.
Downloads
Referências
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 10.040/2020. Estabelece normas educacionais
excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Senado Federal. Lei 8069/1900. Dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Senado Federal, 1990.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. n. 2, p. 15-19,1989.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. Editora Ática, 1998.
ESCOLA MUNICIPAL CIEP 401 LUCIMAR DE SOUZA SANTOS. Projeto Político Pedagógico- PPP, 2019.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. [Coleção Tendências em Educação Matemática, 25].
MATTOS, José Roberto Linhares de; BRITO, Maria L. B. Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e Etnomatemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 965-980, 2012.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O sentido da matemática e a matemática do sentido: aproximações com o programa etnomatemática. 1. ed. Editora Livraria da Física, 2020.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Teias, v. 22, n. 65, p. 12-25, 2021.
SIMIELLI, Maria E. R.; GIRARDI, Gisele; BROMBERG, Patrícia; MORENO, Rosemeire; RAIMUNDO, Silvia L. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, n. 70, p. 5–22, 2017.
TRENTIN, Eldiamir S.; PEREIRA, Luciana B. C. Escola do campo: ensinando e aprendendo no contexto da horta métrica. ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2014, Universidade Estadual do Paraná, Campos Mourão. Anais [...]. Campos Mourão: UEPR, 2014, p. 1-13.