Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Anteriores
Equipe Editorial
Notícias
Submissões
Contato
Sobre a Revista
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 2 (2022): Etnomatemática, história e cultura
v. 4 n. 2 (2022): Etnomatemática, história e cultura
Publicado:
2022-12-30
Expediente
Capa; Contracapa; Equipe Editorial; Pareceristas ad hoc; Sumário; Carta ao Leitor
José Sávio Bicho de Oliveira
1-11
PDF
Dossiê Temático
Apresentação
José Roberto Linhares de Mattos, Romaro Antônio Silva, Adriano Fonseca
12-16
PDF
Pesquisas em Etnomodelagem no Brasil: um olhar sobre as concepções de Modelagem Matemática
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
17-32
PDF
Etnomatemática e modelagem: da linguagem à insurreição dos saberes
Rafael Bida Guabiraba Martins, Ademir Donizeti Caldeira
33-43
PDF
Cultura: concepções sob a vertente etnográfica nas teses de Etnomatemática
Claudia de Jesus Meira, Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato
44-56
PDF
Conceituando o desvio positivo no Programa Etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais
Milton Rosa, Daniel Clark Orey
57-71
PDF
Diálogos com Ubiratan D’Ambrosio: generosidade, respeito e humildade (gentileza)
Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Helom Ávila Bento
72-83
PDF
A dimensão afetiva e a Etnomatemática: relação de sentido e caminhos possíveis
Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
84-98
PDF
Reflexões sobre a Etnomatemática na Licenciatura em Matemática
Gisele Américo Soares, Maria Cecilia Fantinato
99-111
PDF
Prática inovadora com hortas familiares na matemática escolar por meio da Etnomatemática
Cíntia Vieira de Paz dos Santos, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
112-126
PDF
Tensionamentos no fazer pedagógico: "a gente explica todo o conteúdo e depois faz as atividades"
Denise Cristina Ribeiro da Silva, Ieda Maria Giongo
127-139
PDF
Educação entre latifúndios: algumas contradições
Línlya Sachs, Thiago Fanelli Ferraiol
140-153
PDF
Tessituras no ensino de surdos no contexto educacional bilíngue: possibilidades etnomatemáticas em foco
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo
154-166
PDF
Etnomatemática Maia como auxiliar na construção do conceito de número e nos processos de adição e subtração
Eulina Coutinho Silva do Nascimento, João Antonio Lima de Souza
167-179
PDF
Uma análise dos docentes e dos espaços escolares quilombolas no Amapá: mitos, tradições e a cosmogonia
Romaro Antonio Silva, Pedro Manuel Baptista Palhares
180-191
PDF
Uma ação pedagógica da Etnomodelagem para a implementação da Lei 11.645/08
Milton Rosa, Daniel Clark Orey
192-207
PDF
Um olhar sobre a produção científica em Etnomatemática da FEUSP
Marília Prado, Rodrigo Tadeu Pereira da Costa, Ana Paula dos Santos
208-221
PDF
Varia
O fechamento de escolas do campo no Estado do Pará
Hellen Tamara de Souza Ribeiro, Fabiana Fátima Cherobin
222-235
PDF
Os caminhos da Educação: educação popular, práticas culturais e a cidade
Gabriel Barth da Silva
236-247
PDF