Diálogos com Ubiratan D’Ambrosio: generosidade, respeito e humildade (gentileza)

Palavras-chave: Ubiratan D'Ambrosio, Etnomatemática, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo traz o diálogo que os autores tiveram com o Professor Ubiratan D’Ambrosio. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior cujo objetivo foi investigar percursos e propostas do Programa em Etnomatemática que possibilitem uma prática pedagógica possível, e que permitam restaurar Sentido e Significado aos conteúdos da disciplina de matemática dentro da sala de aula, na voz de seis pesquisadores, começando pelo professor Ubiratan D’Ambrosio. O objetivo deste trabalho é apresentar o papel, valor e significado do programa em etnomatemática na voz serena, porém experiente de Ubiratan D’Ambrosio. Nosso aporte teórico básico foi o próprio D’Ambrosio. Nossa metodologia foi pautada nas possibilidades e procedimentos da História Oral. Convidamos o professor Ubiratan para a entrevista e ele aceitou com muito carinho e generosidade, mesmo estando em plena atividade em Lives nacionais e internacionais. Foi realizada entrevista semiestruturada, em outubro de 2020, em meio à pandemia de COVID19. Este trabalho se justifica pela importância que Ubiratan D’Ambrosio tem para a Educação Matemática e em especial para a Etnomatemática. Dentre os temas discutidos, o professor D’Ambrosio, com muita simplicidade e clareza falou das possibilidades e riquezas da etnomatemática no dia a dia, de como pode estar presente em coisas aparentemente tão simples, falamos também do legado da professora Domite e Paulus Gerdes para a etnomatemática e educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helom Ávila Bento, Secretaria Municipal de Educação São Sebastião

Licenciado em Matemática

Mestre em Matemática pelo Mestrado em Rede Nacional Profmat

Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião

CEDERJ

Referências

BENTO, Helom. Diálogos entre a Etnomatemática e a sala de aula. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O sentido da matemática e a matemática do sentido: aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020a.

D’AMBROSIO, Ubiratan. [LIVE] Matemática Humanista na Escola. Organizada pela SBEM-Bahia no dia 20/05/2020b. https://youtu.be/u5w74Sta7WA

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1).

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática. 1998.

FREITAS, Sônia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. Editora Humanitas, 2006.

GONZÁLEZ, Norma; MOLL, Luis C.; AMANTI, Cathy. Funds of knowledge: Theorizing Practices in Households, Communities, and Classrooms. Lawrence Erlbaum Associates, publishers, London, 2005.

MARIOTTI, Humberto. Diálogo: um método de reflexão conjunta e observação compartilhada da experiência. Revista Thot, n. 76: 06 - 22, 2001.

SANTOS, Benerval. P. Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio: contribuições para a formação do professor de matemática no Brasil. 2007. 444 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Publicado
2022-12-30
Visualizações
  • Artigo 21
  • PDF 39
Como Citar
NASCIMENTO, E.; BENTO, H. Diálogos com Ubiratan D’Ambrosio: generosidade, respeito e humildade (gentileza). ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 4, n. 2, p. 72-83, 30 dez. 2022.