Diálogos com Ubiratan D’Ambrosio: generosidade, respeito e humildade (gentileza)
Palavras-chave:
Ubiratan D'Ambrosio, Etnomatemática, Educação MatemáticaResumo
O presente artigo traz o diálogo que os autores tiveram com o Professor Ubiratan D’Ambrosio. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior cujo objetivo foi investigar percursos e propostas do Programa em Etnomatemática que possibilitem uma prática pedagógica possível, e que permitam restaurar Sentido e Significado aos conteúdos da disciplina de matemática dentro da sala de aula, na voz de seis pesquisadores, começando pelo professor Ubiratan D’Ambrosio. O objetivo deste trabalho é apresentar o papel, valor e significado do programa em etnomatemática na voz serena, porém experiente de Ubiratan D’Ambrosio. Nosso aporte teórico básico foi o próprio D’Ambrosio. Nossa metodologia foi pautada nas possibilidades e procedimentos da História Oral. Convidamos o professor Ubiratan para a entrevista e ele aceitou com muito carinho e generosidade, mesmo estando em plena atividade em Lives nacionais e internacionais. Foi realizada entrevista semiestruturada, em outubro de 2020, em meio à pandemia de COVID19. Este trabalho se justifica pela importância que Ubiratan D’Ambrosio tem para a Educação Matemática e em especial para a Etnomatemática. Dentre os temas discutidos, o professor D’Ambrosio, com muita simplicidade e clareza falou das possibilidades e riquezas da etnomatemática no dia a dia, de como pode estar presente em coisas aparentemente tão simples, falamos também do legado da professora Domite e Paulus Gerdes para a etnomatemática e educação matemática.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O sentido da matemática e a matemática do sentido: aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020a.
D’AMBROSIO, Ubiratan. [LIVE] Matemática Humanista na Escola. Organizada pela SBEM-Bahia no dia 20/05/2020b. https://youtu.be/u5w74Sta7WA
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática. 1998.
FREITAS, Sônia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. Editora Humanitas, 2006.
GONZÁLEZ, Norma; MOLL, Luis C.; AMANTI, Cathy. Funds of knowledge: Theorizing Practices in Households, Communities, and Classrooms. Lawrence Erlbaum Associates, publishers, London, 2005.
MARIOTTI, Humberto. Diálogo: um método de reflexão conjunta e observação compartilhada da experiência. Revista Thot, n. 76: 06 - 22, 2001.
SANTOS, Benerval. P. Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio: contribuições para a formação do professor de matemática no Brasil. 2007. 444 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.