Quando eu fui diferente? Ensaiando intercessões entre identidade, diferença e corpo na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

IDENTIDADE, DIFERENÇA, CORPO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANÁLISE DO DISCURSO

Resumo

O presente relato de experiência, escrito ao modo de um ensaio, tem como objetivo tecer intercessões entre as noções de identidade, diferença e corpo a partir de uma ação desenvolvida em sala de aula com a pergunta “quando fui diferente?”. A pergunta foi respondida por estudantes através de textos e desenhos que perpassam pelas questões corporais na escola objetivando problematizar e analisar os enunciados discursivos que produzem um “corpo diferente” no ambiente escolar. Para a análise desses enunciados vamos tomar de empréstimo as ferramentas analíticas do filósofo Michel Foucault, principalmente a análise do discurso, por acreditarmos que os discursos são conjuntos de enunciados que se apoiam mutuamente e que juntos formam uma rede discursiva que define uma série de condições de existência para os sujeitos que o cercam. Para isso traremos à baila os textos e imagens-desenhos produzidos pelos estudantes. Aqui as imagens também se constituem como importantes fontes de produtividade discursiva, principalmente por considerarmos as imagens como enunciados que têm um lugar institucional de fala, de onde produz seus estatutos e rituais em relações de poder e saber. Com as aulas de Ciências apresentamos aos estudantes uma variedade de perspectivas e conhecimentos sobre o mundo. Entendemos como isso é fundamental para compreender a diversidade biológica e a importância de preservar toda essa pluralidade. E ao incluirmos nos conteúdos científicos diferentes perspectivas culturais sobre esses temas os estudantes podem desenvolver uma compreensão mais profunda, abrangente e crítica dos assuntos abordados.

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Biografia do Autor

Luísa Pereira Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFU), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, trabalha como Professora da Educação Infantil 1º a 5º Ano na EMEI do Bairro Luizote de Freitas.

Keyme Gomes Lourenço, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Mestre em Educação e atualmente Doutorando Acadêmico em Educação na mesma instituição, Faculdade de Educação/FACED/UFU da Universidade Federal de Uberlândia. Sou Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Artes e Educação pela faculdade IBRA. Bolsista CAPES durante toda minha formação.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

LINHARES, . A. da S.; RIBEIRO, . P.; LOURENÇO, . G. Quando eu fui diferente? Ensaiando intercessões entre identidade, diferença e corpo na sala de aula. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 14–28, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/2119. Acesso em: 7 nov. 2024.