Narrativas do pesquisador nos processos de Divulgação Científica: experiências na formação docente

  • Jonatan Josias Zismann Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0001-7110-9378
Palavras-chave: Textos de Divulgação científica, Educação em Ciências, Pesquisa Narrativa

Resumo

O trabalho em questão trata-se de uma imersão na pesquisa narrativa baseado na perspectiva de Clandinin e Connelly (2015) trazendo a constituição do pesquisador e sua relação com a temática Divulgação Científica a partir da metáfora do costurar que constitui o espaço tridimensional o qual engloba o indivíduo e suas narrativas. A pesquisa narrativa aparece nesse âmbito tornando-se um contar e recontar de histórias que trazem à tona sentimentos e angústias do pesquisador. Esses ultrapassam o narrar dessa história e enriquecem o texto de detalhes, que permitem ao leitor se embeber na realidade do pesquisador, onde o texto molda-se às experiências e interações. Desta forma, trago o meu constitutivo (auto)biográfico como pesquisador, perpassando da infância até a constituição docente e profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHALMERS, Alan; FIKER, Raul. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, Michael. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey Bass, 2000.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU, Uberlândia: EDUFU, 2011.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: GPNEP: Grupo de pesquisa narrativa e educação de professores. ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, p. 89-111, 2007.

PASSEGGI, Maria de Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, p. 369-386, 2011.

PIETROCOLA, Maurício. Curiosidade e imaginação: os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 119-133, 2004.

SACKS, Oliver. Tio Tungstênio: memórias de uma infância química. Editora Companhia das Letras, 2011.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018.

SUÁREZ, Daniel Hugo; ARGANANI, Agustina; DÁVILA, Paula. Narrar la experiência educativa. Colectivos y redes docentes en torno de relatos pedagógicos. Revista del IICE, v. 42, n. 1, p. 43-56, Jul./Dez., 2017.

WENZEL, Judite Scherer, MARTINS, Joana Laura de Castro, COLPO, Camila Caroline, RIBEIRO, Thiago dos Anjos. A prática da leitura no ensino de química: modos e finalidades de seu uso em sala de aula. ACTIO: Docência em Ciências, 3(2), 98-115, 2018.

WENZEL, Judite Scherer; MALDANER, Otavio Aloisio. A prática da escrita e da reescrita orientada no processo de significação conceitual em aulas de química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 129-146, 2016.
Publicado
2023-10-13
Visualizações
  • Artigo 43
  • PDF 59
Como Citar
ZISMANN, J.; MACHADO DORNELES, A. Narrativas do pesquisador nos processos de Divulgação Científica: experiências na formação docente. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 5, n. 1, p. 173-186, 13 out. 2023.