Poetizando corpos e(m) movimentos na escola

Autores

  • Ariana Sousa de Moraes Sarmento EEB PADRE ANCHIETA (SED/SC)

Palavras-chave:

Corpo, Estudos Culturais, Ensino de Ciências, Cartografia

Resumo

Como perceber e criar corpos e(m) movimentos na escola? Como me por a dançar com esses corpos enquanto professora-pesquisadora? Utilizando a cartografia enquanto metodologia que nos convida a acompanhar processos e produções que surgem durante o próprio processo de pesquisa, este artigo se propõe a compartilhar uma experiência de oficina que buscou mover o(s) corpo(s) e provocar tremores na(s) concepções de corpo no ensino de ciências. Essa proposição fez parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º Ano, numa escola em Florianópolis/SC. Durante a oficina, nos propusemos a pensar sobre o que pode um ensino de ciências capaz de desconcertar e provocar deslocamentos nos modos que percebemos o mundo. Na intenção de desfuncionalizar uma ideia de corpo construída desde a ciência moderna, buscamos um diálogo com as artes, não enquanto ferramenta, mas como propulsora de uma outra forma de pensamento. A partir das oficinas criou-se uma composição artística com as fotografias do artista Louis Blanc e as frases dos/das estudantes. Em decorrência desses encontros, (in)visibilidades no/do cotidiano escolar emergiram junto com as existências que se tornaram múltiplas. Criaram-se corpos vivos, pulsantes, tediosos, alegres, tristes e o espaço da escola se tornou movente.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

SARMENTO, . S. de M. Poetizando corpos e(m) movimentos na escola. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 59–74, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/2126. Acesso em: 7 nov. 2024.