Revezamentos na formação de professores através de um dispositivo de arte

  • Marcos Vinicius Amaral Ribeiro IFMG - CAMPUS Ouro Branco
Palavras-chave: Formação de professores, Filosofias da diferença, Currículo, Arte, Corpo

Resumo

O presente texto traz em seus procedimentos o seguinte campo problemático: Como possibilitar outras concepções de formação através dos estudos do corpo? A escrita se propõe a reposicionar o conceito de corpo entre a formação de professores e a arte por meio de um estudo de caso, gerando dinâmicas intensivas entre tais instâncias e produzindo, por isso, deslocamentos na composição curricular de professores em formação. Ao colocar o leitor em contato com o processo do campo, o exercício da cartografia possibilita flexibilizar as práticas conservadoras de formação na pedagogia e nas licenciaturas, desviando, assim, das imagens tradicionais produzidas por uma corporeidade instrumental engendrada na subjetividade moderna. Para além da imagem binária e racional, em que o conceito de corpo se vê representado na tradição, o presente estudo tem como objetivo gerar alternâncias nas relações teoria/prática através da concretude de um dispositivo exercitado entre professores em processo de aprendizagem para a docência. Problematizamos, pois, outros sentidos de corpo que, não estando ancorados pelas representações dominantes na educação, desloque a pesquisa na formação docente para outras paisagens curriculares em composição permanente. Para essa finalidade, a política de narratividade do texto estabelece vizinhanças conceituais com outros espaços do conhecimento, que focalizam a formação pela via da experiência e da arte, tendo como fio condutor desse diálogo as filosofias da diferença de Deleuze, Guattari e o método de pesquisa de campo da cartografia.

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Publicado
2023-10-13
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Como Citar
RIBEIRO, M. Revezamentos na formação de professores através de um dispositivo de arte. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 5, n. 1, p. 92-104, 13 out. 2023.