Os irmãos de Hermes Trismegisto: crítica à permanência da perspectiva antropocêntrica na construção do conhecimento das Ciências
Palavras-chave:
Antropocentrismo, Educação, Perspectiva, Hermes, ConhecimentoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar críticas e reflexões sobre o mantimento do discurso antropocêntrico nas diferentes esferas de produção do conhecimento dentro da sociedade ocidental predominante atualmente, dentro de instituições como a família, a escola, congregações religiosas etc., dando ênfase ao desenvolvimento das ciências, o saber construído e os efeitos determinantes para a formação dos sujeitos refletindo o caráter equivocado da perspectiva em questão e do tratamento fundamentado em tal que atribui-se ao entorno. Para o desenrolar da seção de discussão aqui apresentada fez-se uso de conceitos de diferentes projeções do conhecimento encontrado até os dias de hoje, de Dawkins (2007) a Freire (2022), de Bernard (1979) a Ramos (2008) e Piaget (1998). Elaborou-se, também, uma breve reinterpretação da imagem de Hermes Trismegisto, símbolo matriz para a filosofia hermética, a fim de ser apresentada uma proposta de intervenção sobre o antropocentrismo e seus efeitos a partir de movimentações culturais radicais.
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