Contribuições do animismo infantil para a Educação em Ciências

Autores

  • Veronica de Lima Mittmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino, Ciências, Devir, Criança, Animismo

Resumo

O presente artigo foi construído a partir de resultados de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo perceber como o devir-criança possibilita um outramundar que pressupõe diferentes relações com tudo aquilo que escapa ao humano. De forma específica, este artigo pretendeu perceber como essas relações que o devir-criança estabelece com o mundo e com as coisas, poderia rasurar a educação em ciências e viabilizar a constituição de outros fluxos para a docência. O referencial são os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trabalhamos com os conceitos de devir-criança, hecceidade e rizoma. O caminho metodológico foi a contocartografia, inventada nessa pesquisa, a fim de dar corpo aos afectos e perceptos produzidos no encontro da pesquisadora com as crianças e com o devir-criança. Os instrumentos para a produção de dados foram a observação e a entrevista semi-estruturada. A pesquisa mostrou que o devir-criança viabilizaria o animismo infantil, que pressupõe uma relação diferente com os não-humanos. Essa relação questiona os pressupostos da Modernidade e possibilita a constituição de outros mundos nesse mundo.

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Biografia do Autor

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática - 1º g pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde. Atua, também, no Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

MITTMANN, . de L.; DUARTE, . G. Contribuições do animismo infantil para a Educação em Ciências. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 29–43, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/2165. Acesso em: 22 dez. 2024.