Contribuições do animismo infantil para a Educação em Ciências
Resumo
O presente artigo foi construído a partir de resultados de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo perceber como o devir-criança possibilita um outramundar que pressupõe diferentes relações com tudo aquilo que escapa ao humano. De forma específica, este artigo pretendeu perceber como essas relações que o devir-criança estabelece com o mundo e com as coisas, poderia rasurar a educação em ciências e viabilizar a constituição de outros fluxos para a docência. O referencial são os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trabalhamos com os conceitos de devir-criança, hecceidade e rizoma. O caminho metodológico foi a contocartografia, inventada nessa pesquisa, a fim de dar corpo aos afectos e perceptos produzidos no encontro da pesquisadora com as crianças e com o devir-criança. Os instrumentos para a produção de dados foram a observação e a entrevista semi-estruturada. A pesquisa mostrou que o devir-criança viabilizaria o animismo infantil, que pressupõe uma relação diferente com os não-humanos. Essa relação questiona os pressupostos da Modernidade e possibilita a constituição de outros mundos nesse mundo.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafisicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol 1. São Paulo: Editora 34, 2011
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol 4. São Paulo: Editora 34, 2012.
HARAWAY, Donna. Manifesto das Espécies Companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 32-51.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Vol. 19, p. 20-28, Jan/Abr., 2002. Disponível em: SciELO - Brasil - Notas sobre a experiência e o saber de experiência Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Acesso em 02 mar. 2023.
OSÓRIO. Secretaria Municipal de Educação. Departamento Pedagógico. Documento Curricular do Município de Osório: Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico. – Osório: Secretaria Municipal de Educação, 2019.
ORLANDI, Luiz Benedicto Lacerda. Arrastões na imanência. Campinas: Editora Phi, 2018.
RIO GRANDE DO SUL. Departamento Pedagógico. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2018
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2014.
SALES, Tiago Amaral; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Carta para além dos muros biológicos: pistas de uma biologia menor e afetos possíveis com um documentário sobre HIV/AIDS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Vol. 14, p. 290-311, 2021.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura; SILVA, Fabrício Aparecido Gomes da. Literatura, Aberturas, Variações com Gêneros e Sexualidades: Manifesto por uma Educação em Biologia Menor. Linha Mestra, Vol. 1, p. 321-331, 2021.
SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; MATHEUS, Moura Martins. Educação em biologia menor. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação, Vol. 23, p. 382-398, 2021.
SKLIAR, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador: EDUFBA, 2014.
ZORDAN, Paola. Gaia educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba: Appris, 2019.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
- Artigo 206
- PDF 106
Copyright (c) 2023 ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.