Análise das bionarrativas sociais (BIONAS) produzidas na Uemg/Divinópolis: um olhar para as temáticas gestadas no Centro-Oeste Mineiro
Palavras-chave:
Biodiversidade, Narrativa, Alteridade, CulturaResumo
As bionarrativas sociais, carinhosamente nominadas como BIONAS, surgiram com o intuito de trazer à tona escritas e narrativas construídas por licenciandos nas universidades. Consideramos as BIONAS como processos de conhecimento que partem das memórias, contradições e formas de ler o mundo pelas relações nos territórios e biodiversidades. O objetivo deste trabalho consiste em analisar os temas das bionarrativas sociais (BIONAS) produzidas pelos alunos do curso de pedagogia no contexto das disciplinas de Conteúdo e Metodologia de Ciências I e II. O trabalho foi desenvolvido através da análise documental das bionarrativas produzidas nos anos de 2020 e 2021 na Universidade do Estado de Minas Gerais. Apresentamos a descrição dos documentos a partir de seis agrupamentos: “águas”, “espaço e manifestação cultural”, “culinária”, “fauna”, “flora” e “sustentabilidade”. As análises realizadas possibilitam perceber que as bionarrativas sociais devem reunir requisitos básicos para que sejam consideradas uma BIONAS: alteridade, posicionamento e aspectos autobiográficos. Foi possível compreender, também, que a metodologia e a forma como os autores foram estimulados afetou no resultado da narrativa. Esses temas nos mostraram como a produção de REAs (recursos educacionais abertos) do tipo de BIONAS possibilita criar conhecimentos e reflexões plurais sobre um mesmo tema ou conteúdo. Ainda que tenhamos feito o esforço em agrupar as BIONAS para uma melhor sistematização metodológica e analítica, reconhecemos a autenticidade de produção de sentido que os autores construíram em cada BIONAS, mesmo sendo o mesmo tema de outra feita neste mesmo contexto de formação. Esse movimento é que consiste na bionarrativa social e não apenas o produto final REA.
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