Ubiratan D’Ambrosio e Paulo Freire: alguns elos entre pensamentos decoloniais sobre a liberdade do ser

  • Calvino Silveira Júnior Unifesspa
  • Sávio Bicho
  • Mônica Mesquita
Palavras-chave: Paulo Freire, Ubiratan D'Ambrosio, Decolonialidade, Etnomatemática, Educação

Resumo

A educação brasileira, mesmo trilhando o seu caminho com as dificuldades históricas de falta de investimentos e aperfeiçoamento profissional, possui reconhecida produção intelectual em variadas subáreas, a partir de pensadores que descreveram experiências e tornaram-se referências mundiais no campo educacional, como são os casos de Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio. Para além de todo arcabouço teórico, ambos nos deixam, também, em seus textos, o legado da presença da humanização e da liberdade do ser. Este artigo tem como objetivo principal, tecer relações entre as obras Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987) e Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade (D’Ambrosio, 2013), buscando intersecções que indiquem pensamentos que possam sugerir uma postura anticolonial ou decolonial na esteira de Santos (2013), Grosfoguel (2013), Maldonado-Torres (2020) e Hall (2003). As aproximações foram realizadas a partir de destaques de trechos das obras e posteriores comentários interpretativos. Percebe-se que, mesmo Freire (1987) e D’Ambrosio (2013) não sendo obras voltadas aos estudos decoloniais, a essência da liberdade (física e cognitiva), da paz (em suas múltiplas dimensões) e da humanidade (no sentido amplo da palavra) foram a máxima nos destaques das reflexões destes dois pensadores, cada um em seu campo de atuação, pesquisa ou produção.

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Referências

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Publicado
2023-10-13
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Como Citar
SILVEIRA JÚNIOR, C.; BICHO, S.; MESQUITA, M. Ubiratan D’Ambrosio e Paulo Freire: alguns elos entre pensamentos decoloniais sobre a liberdade do ser. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 5, n. 1, p. 214-224, 13 out. 2023.