O ateliê como potência para Educação Infantil: algumas linhas de invenção

Autores

  • Ana Paula Parise Malavolta AURA ASSESSORIA EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL
  • Pablo Henry Silveira Wouters

Palavras-chave:

Ateliê, Educação Infantil, Criança

Resumo

A presente escrita versa sobre a potência do Ateliê para a composição de espaços criativos no cenário da Educação Infantil. Para tanto, nos amparamos em reflexões sobre a proposta de Ateliê e suas modificações durante o decorrer dos processos históricos na Arte, na Pedagogia e na Educação, encontrando pontes de conexão entre o viver do artista e o viver da criança. Ademais, a metodologia que configura a constituição dessa escrita fundamenta-se pela proposta de Ensaio (LARROSA, 2003), possibilitando a constituição de linhas investigativas e narrativas para esta produção. Por fim, percebemos arranjos inventivos, poéticos e estéticos que mobilizam o encontro da perspectiva do Ateliê com os espaços de vida cotidiana das crianças no território da Educação Infantil.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

MALAVOLTA, . P. P.; SILVEIRA WOUTERS, . H. O ateliê como potência para Educação Infantil: algumas linhas de invenção. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 202–213, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/2179. Acesso em: 22 dez. 2024.