Apoio ao processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores: relato de experiência utilizando a programação de robôs autônomos seguidores de linha

Palavras-chave: Ensino de Programação, Robótica, Estratégia de Ensino, Plataforma Arduíno

Resumo

Aprender a programar é uma tarefa complexa e os cursos de programação amargam altas taxas de reprovação e desistência de alunos. Este trabalho utilizou a programação de robôs seguidores de linha como apoio ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina introdutória de programação, como estratégia de ensino para incentivá-los a programar. A aplicação contou com o apoio do Grupo de Robótica do DACC/UNIR. A opção metodológica fundamenta-se na abordagem quanti-qualitativa com elementos de pesquisa-ação. Na análise dos resultados foi possível observar que o uso de robôs é uma estratégia que auxilia favoravelmente o desempenho dos acadêmicos na resolução dos problemas de programação. Os resultados evidenciam que a robótica educacional é uma estratégia que desperta a curiosidade além de motivar os acadêmicos na resolução dos problemas propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Lobo Costa, UNIR

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Computação da Universidade Federal de Rondônia e membro do grupo de pesquisa em Robótica Educacional do Departamento Acadêmico em Ciência da Computação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Liliane da Silva Coelho Jacon, UNIR / Depto de Computação
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Robótica Educacional.

Referências

CHELLA, Marco Túlio. Ambiente de robótica educacional com Logo. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 22., 2002. Florianópolis: SBC. Anais… Florianópolis: SBC, 2002.

DAVISON, Robert M.; MaARTINSONS, Maris G.; KOCH, Ned. Principles of canonical action research. Information Systems Journal, 14:65–86, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. v. 6. São Paulo: Atlas, 2008.

GUEDES, Elloá B. Um estudo observacional sobre a disciplina introdutória de programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2004, Dourados, MS. Anais… Dourados, Mato Grosso do Sul, 2014. p. 552.

LAHTINEN, Essi; ALA-MUTKA, Kirsti; JÄRVINEN, Hannu-Matti. A study of the difficulties of novice programmers. Acm Sigcse Bulletin, v. 37, n. 3, p. 14-18, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. v. 5. São Paulo: Atlas, 2003.

McROBERTS, Michael. Arduíno básico. 2ª.ed. São Paulo: Ed.Novatec, 2015.

MORAES, Maritza Costa. Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.

MOREIRA, Alex F. et al. Construção de um robô móvel teleoperado de baixo custo para aplicação em aulas práticas de robótica. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, 6., 2015, Uberlândia, MG. Anais… Uberlandia, MG, 2015. p. 46.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

OKADA, Hugo Kenji Rodrigues; SANTOS, Clayton André Maia dos. Robótica educativa: um sistema de apoio ao aprendizado através de hardware livre. In: COMPUTER ON THE BEACH, 2014, Itajaí, SC. Anais … Itajaí, SC, 2014. p. 404-406.

PAPERT, Seymour; FRANZ, George. Computer as material: Messing about with time. Teachers College Record, v. 89, n. 3, p. 408-417, 1988.

ROBINS, Anthony; ROUNTREE, Janet; ROUNTREE, Nathan. Learning and teaching programming: a review and discussion. Computer science education, v. 13, n. 2, p. 137-172, 2003.

STEFFEN, Heloísa Helena. Robótica pedagógica na educação: um recurso de comunicação, regulagem e cognição. 2002. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

WINSLOW, Leon E. Programming pedagogy—a psychological overview. ACM Sigcse Bulletin, v. 28, n. 3, p. 17-22, 1996.
Publicado
2020-02-12
Visualizações
  • Artigo 236
  • PDF 177
Como Citar
COSTA, M. V.; JACON, L. Apoio ao processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores: relato de experiência utilizando a programação de robôs autônomos seguidores de linha. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 1, p. 111-123, 12 fev. 2020.
Seção
Relatos de Experiência