Concepção de professores que ensinam matemática acerca do uso da calculadora

Palavras-chave: Ensino, Matemática, Professores, Calculadora

Resumo

As tecnologias no ensino têm sido uma temática constante no campo da Educação Matemática. por exemplo, o computador é tratado como uma possível solução para otimizar as aulas de matemática e torná-las mais atraentes aos alunos, apesar de muitos docentes considerarem perigoso o uso de tecnologias da informação e comunicação. Da mesma forma, pensam que a calculadora pode deixar os estudantes mais lentos, pois o instrumento faria o trabalho no lugar dos discentes. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os participantes foram professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Baião, Pará, Brasil. As informações foram construídas a partir da aplicação de um questionário sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. No total, dez professores aceitaram participar do estudo. As respostas foram organizadas e analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo. A pesquisa apontou que os docentes consideram importante o uso da tecnologia no ensino, ou seja, são favoráveis à utilização de calculadoras nas aulas, porém muitos não sabem usá-las como uma ferramenta de ensino, se sentem despreparados para utilização dessa ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Colins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática e da Educação Especial (SEDUC-PA).
Andreza Cavalcante

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e Educação Matemática. São Paulo: Autêntica, 2012.

MORAES, Maria Cândida. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp, 2002.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PENTEADO, Miriam Godoy. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

SELVA, Ana Coelho Vieira; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

SANTOS, Marco Antonio dos; JAHN, Ana Paula. Uso da calculadora no ensino de matemática nas séries iniciais: concepções de um grupo de estudantes de Pedagogia. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011. Recife, PE. Anais... Recife, PE: CIAEM, 2011.

SANTOS, Marilene dos; ANDRADE, Vladimir Lira Xavier de. A concepção dos licenciandos de Matemática sobre o uso de calculadora no Ensino Fundamental: um estudo exploratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004. Recife, PE. Anais... Recife, PE: ENEM, 2004.
Publicado
2019-12-19
Visualizações
  • Artigo 312
  • PDF 245
Como Citar
COLINS, F.; CAVALCANTE, A. Concepção de professores que ensinam matemática acerca do uso da calculadora. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 1, p. 80-91, 19 dez. 2019.
Seção
Artigos Científicos