Arquitetura do desenvolvimento profissional docente: contribuições do tempo de escola, do magistério e da educação superior

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores/as, Contribuições da Formação, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

Buscamos, neste artigo, trazer uma investigação a qual é fruto de minha dissertação de Mestrado. Essa investigação foi realizada com os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Porto Seguro/BA, possibilitando que eles/as analisassem sua formação inicial e continuada, e como apreenderam os efeitos dessas atividades em seu desenvolvimento profissional. Os dados foram coletados, por meio de questionário e entrevistas. O que foi selecionado aqui neste artigo tange às contribuições dos tempos de escola, da formação inicial em magistério e da formação em nível superior para o desenvolvimento profissional docente. Entretanto, enquanto parte da minha dissertação, este artigo parte da ideia de que a formação continuada, a qual é entendida como um prolongamento da formação inicial, visa o aperfeiçoamento profissional, bem como uma busca por incentivos pessoais e profissionais para o exercício das funções que exerce na escola. Dessa forma, este contribui com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores/as.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

FERREIRA, . C. S.; SILVA, . J. da. Arquitetura do desenvolvimento profissional docente: contribuições do tempo de escola, do magistério e da educação superior. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 44–54, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/754. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos