Concepções de professores de Ciências do município de Abaetetuba-Pará sobre o que é “ser doutor” na Amazônia
Palavras-chave:
Formação Doutoral de Professores, Professores de Ciências, Concepções de ProfessoresResumo
Este artigo teve como objetivo principal identificar que concepções de professores das áreas das Ciências, mestres e/ou doutores, em atuação na docência na Educação Básica e Superior do município de Abaetetuba, no Pará, possuem sobre a constituição da formação doutoral, anseios, desafios e perspectivas no âmbito da formação de professores na Amazônia. Buscamos os Currículos Lattes de seis professores, dos quais encontramos apenas cinco que atuam nesse município na SEDUC-PA, UFPA, UEPA e IFPA, e aplicamos um questionário com cinco questões abertas, procurando compreender as concepções sobre o “Ser Doutor” na Amazônia. Percebemos que existe uma insuficiência dessa formação na região amazônica, influenciada, talvez, pelo fato de o processo de interiorização ser uma tarefa árdua nesse tipo de formação Pós-Graduada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Desses professores, três são doutores e três são mestres. Refletimos, também, neste artigo, sobre a situação da Pós-Graduação no Brasil e a respeito da formação doutoral na região amazônica. Apresentamos nossos resultados em dois quadros que especificam informações sobre os sujeitos da pesquisa e discutimos suas concepções de acordo com as respostas obtidas nos questionários, por meio de comentários nossos. Este estudo se conecta com futuros aprofundamentos que se desenvolvem no âmbito dos desafios e perspectivas sobre a formação doutoral nesta região.
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