Práticas com matemática no contexto da produção de cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras - Pará

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Práticas com Matemática, Produção de Cupuaçu

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em evidenciar práticas com matemática no contexto da produção do cupuaçu, no Assentamento Castanhal Araras - Pará. É parte de um estudo qualitativo, resultante de um projeto de extensão do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM). Foi desenvolvido a partir da observação sobre as práticas com matemática utilizada por esse grupo sociocultural. Seguiu uma abordagem de pesquisa-observação-participante com base em Richardson (1999), e Brandão (1981). Utiliza aspectos da etnomatemática em D’Ambrosio (2001) e das práticas com matemática de Gaia e Guerra (2014, 2016). As principais observações se concentraram na preparação da área, no cultivo e na comercialização do cupuaçu. Os resultados indicam que  os sujeitos utilizam conhecimentos matemáticos nas atividades de produção do cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras, as quais identificamos como práticas com matemática. Evidenciamos a importância da perspectiva da educação do campo como elemento constitutivos na discussão e reconhecimento da realidade e das experiências das comunidades do campo como objeto de estudo e fonte de conhecimento.

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Referências

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

SILVA, . S.; GAIA ASSUNÇÃO, . A. Práticas com matemática no contexto da produção de cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras - Pará. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 4–19, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/774. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos