Análise Textual Discursiva: um estudo sobre o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes
Palavras-chave:
ATD, Análise de Dados, Professoralidade, Professora PolivalenteResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que objetivou identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui apresentado discorre sobre os procedimentos utilizados na dissertação de mestrado, apresentando o processo de análise de dados empregado: a Análise Textual Discursiva. Como resultado do estudo, apresenta-se, a compreensão sobre o estudado a partir da elaboração do novo emergente da pesquisa, ou seja, a escrita dos metatextos, que indicam que o desenvolvimento da professoralidade das professoras polivalentes pesquisadas, tem grande influência da formação inicial, de experiências vivenciadas e das práticas profissionais, proporcionando um processo constate que permeia ao longo da carreira docente.
Downloads
Referências
ALVES, Luana Leal. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, RS, v.01, p. 489-501, set./dez. 2006.
COSTA, Shirley Conceição Silva da. O professor que ensina matemática nos anos iniciais: um estudo sobre a influência das crenças. In: CURI, Edda (Org.). Professores que ensinam matemática: conhecimentos, crenças e práticas. São Paulo: Terracota, 2010.
FERNANDES, Vera Maria Jarcovis; CURI, Edda. Algumas reflexões sobre a formação inicial de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.03, p. 44-53, 2012.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Formação de Professores).
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, SP, v.9, n.2, p. 191-211, 2003.
OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Desenvolvimento Profissional. In: MOROSINI, Marilia Costa. (Editora-chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2006.
SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Aparecida Espasandin (orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.