Análise Textual Discursiva: um estudo sobre o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes

Autores

Palavras-chave:

ATD, Análise de Dados, Professoralidade, Professora Polivalente

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que objetivou identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui apresentado discorre sobre os procedimentos utilizados na dissertação de mestrado, apresentando o processo de análise de dados empregado: a Análise Textual Discursiva. Como resultado do estudo, apresenta-se, a compreensão sobre o estudado a partir da elaboração do novo emergente da pesquisa, ou seja, a escrita dos metatextos, que indicam que o desenvolvimento da professoralidade das professoras polivalentes pesquisadas, tem grande influência da formação inicial, de experiências vivenciadas e das práticas profissionais, proporcionando um processo constate que permeia ao longo da carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: uma experiência no PNAIC UFPEL. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 5., COLÓQUIO DE PRÁTICAS LETRADAS, 4., 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: UFSCar, 2018.

ALVES, Luana Leal. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, RS, v.01, p. 489-501, set./dez. 2006.

COSTA, Shirley Conceição Silva da. O professor que ensina matemática nos anos iniciais: um estudo sobre a influência das crenças. In: CURI, Edda (Org.). Professores que ensinam matemática: conhecimentos, crenças e práticas. São Paulo: Terracota, 2010.

FERNANDES, Vera Maria Jarcovis; CURI, Edda. Algumas reflexões sobre a formação inicial de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.03, p. 44-53, 2012.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Formação de Professores).

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, SP, v.9, n.2, p. 191-211, 2003.

OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Desenvolvimento Profissional. In: MOROSINI, Marilia Costa. (Editora-chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2006.

SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Aparecida Espasandin (orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

ALVES, . L.; ALVES, . M. M. Análise Textual Discursiva: um estudo sobre o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 32–43, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/776. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos