Análise Textual Discursiva: um estudo sobre o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes

Autores

Palavras-chave:

ATD, Análise de Dados, Professoralidade, Professora Polivalente

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que objetivou identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui apresentado discorre sobre os procedimentos utilizados na dissertação de mestrado, apresentando o processo de análise de dados empregado: a Análise Textual Discursiva. Como resultado do estudo, apresenta-se, a compreensão sobre o estudado a partir da elaboração do novo emergente da pesquisa, ou seja, a escrita dos metatextos, que indicam que o desenvolvimento da professoralidade das professoras polivalentes pesquisadas, tem grande influência da formação inicial, de experiências vivenciadas e das práticas profissionais, proporcionando um processo constate que permeia ao longo da carreira docente.

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Referências

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

ALVES, . L.; ALVES, . M. M. Análise Textual Discursiva: um estudo sobre o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 32–43, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/776. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos