Algeplan: uma proposta para o ensino de polinômios
Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Matemática, Polinômios, Recurso Didático, AlgeplanResumo
O artigo tem como objetivo mostrar a importância deste recurso didático Algeplan no ensino de polinômios para professores de matemática em formação inicial ou continuada. Tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de questionário respondido pelos participantes de um minicurso sobre o potencial uso do Algeplan nas aulas de matemática. Para a realização deste artigo tomamos como base: Silveira, M. (2005), Mendes (2016), Lorenzato (2009) e Nacarato (2005) para discursão sobre a importância do recurso didático no ensino de matemática; a partir dessa discussão buscamos realizar um diálogo a partir da experiência de realização do minicurso no XIII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, em 2019. Constatamos a importância de minicurso dinâmico, apresentando conceito e prática para os professores participantes de forma efetiva, possibilitando uma formação significativa.
Downloads
Referências
BOLLAUF, Maiara Francine; MUNHOZ, Regina Helena. Ensino de álgebra na educação básica: uma proposta contextualizada. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E Tecnologia, 3., 2012. Ponta Grossa – PR. Anais [...]. Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Argos: Campinas, 2006.
MENDES, Iran Abreu. Investigação, Formação de Professores e Ensino de Matemática. In: CUNHA, Emmanuel Ribeiro; SOARES, Marta Genú; SÁ, Pedro Franco de. Formação de professor: teorias e práticas cotidianas. Belém: EDUEPA, 2016. p. 67-104.
LACAN, Jacques. Seminário, livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Editora Autores Associados, 2009.
NACARATO, Adair Mendes. PAIVA, Maria Auxiliadora. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 DA SBEM. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora. A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, jan.-dez. 2005.
SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Algeplan – uma proposta dinâmica para o ensino da álgebra escolar. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2014, Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande, PB: 2014.
SCHUCK, Fernanda; STROTTMANN, Clara Izabel; NEGREIROS, Franciele Roulin; SCHEIN, Zenar Pedro. O uso do algeplan como ferramenta para a construção de conceitos referentes a produtos notáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR: SBEM, 2013.
SILVEIRA, Juliana Müller. Aprendizagem de polinômios utilizando algeplan. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Jogos de Linguagem entre Professor e Alunos: Possibilidades de Aprender e Ensinar Matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matematica, n. 50, p. 78-91, 2017.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Produção de sentidos e construção de conceitos na relação ensino/aprendizagem da matemática. 2005. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.