Algeplan: uma proposta para o ensino de polinômios

Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Matemática, Polinômios, Recurso Didático, Algeplan

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar a importância deste recurso didático Algeplan no ensino de polinômios para professores de matemática em formação inicial ou continuada. Tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de questionário respondido pelos participantes de um minicurso sobre o potencial uso do Algeplan nas aulas de matemática. Para a realização deste artigo tomamos como base: Silveira, M. (2005), Mendes (2016), Lorenzato (2009) e Nacarato (2005) para discursão sobre a importância do recurso didático no ensino de matemática; a partir dessa discussão buscamos realizar um diálogo a partir da experiência de realização do minicurso no XIII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, em 2019. Constatamos a importância de minicurso dinâmico, apresentando conceito e prática para os professores participantes de forma efetiva, possibilitando uma formação significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élida de Souza Peres, Universidade Federal do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA). Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática.
Marcel de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Pará
Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA). Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Afuá (SEMEC/PMA). Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM).

Referências

ARAÚJO, Renê Wellinhton. O Algeplan como Alternativa Didática no Ensino e Aprendizagem de Polinômios. 2010. 49f. Monografia (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.

BOLLAUF, Maiara Francine; MUNHOZ, Regina Helena. Ensino de álgebra na educação básica: uma proposta contextualizada. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E Tecnologia, 3., 2012. Ponta Grossa – PR. Anais [...]. Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Argos: Campinas, 2006.

MENDES, Iran Abreu. Investigação, Formação de Professores e Ensino de Matemática. In: CUNHA, Emmanuel Ribeiro; SOARES, Marta Genú; SÁ, Pedro Franco de. Formação de professor: teorias e práticas cotidianas. Belém: EDUEPA, 2016. p. 67-104.

LACAN, Jacques. Seminário, livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Editora Autores Associados, 2009.

NACARATO, Adair Mendes. PAIVA, Maria Auxiliadora. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 DA SBEM. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora. A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, jan.-dez. 2005.

SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Algeplan – uma proposta dinâmica para o ensino da álgebra escolar. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2014, Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande, PB: 2014.

SCHUCK, Fernanda; STROTTMANN, Clara Izabel; NEGREIROS, Franciele Roulin; SCHEIN, Zenar Pedro. O uso do algeplan como ferramenta para a construção de conceitos referentes a produtos notáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR: SBEM, 2013.

SILVEIRA, Juliana Müller. Aprendizagem de polinômios utilizando algeplan. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Jogos de Linguagem entre Professor e Alunos: Possibilidades de Aprender e Ensinar Matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matematica, n. 50, p. 78-91, 2017.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Produção de sentidos e construção de conceitos na relação ensino/aprendizagem da matemática. 2005. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Publicado
2020-06-28
Visualizações
  • Artigo 26
  • PDF 22
Como Citar
PERES, ÉLIDA; BARBOSA, M. Algeplan: uma proposta para o ensino de polinômios. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 283-296, 28 jun. 2020.