Ensino de poliedro regular com uso do software Poly: uma experiência desenvolvida na educação escolar indígena

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologia Educativa, Software Poly, Geometria Espacial, Educação Intercultural

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de ensino de poliedro regular na Educação Escolar Indígena, com uso do software Poly. O planejamento da aula de matemática foi idealizado tendo como estratégia a realização de uma oficina para estudantes Galibi-Marworno do ensino médio, na Escola Indígena Estadual Camilo Narciso, localizada na aldeia Kumarumã, no Norte do Brasil e o texto foi produzido com base no método descritivo. O software Poly motiva a comunicação oral e a prática do bilinguismo em língua Portuguesa e Kheoul entre os estudantes indígenas, o que verificamos pelos diálogos em sala de aula. O software matemático serve para planejar, ensinar e aprender as características dos poliedros regulares ou convexos, e para visualizar suas planificações, como também para identificar as arestas (A), faces (F) e vértices (V). Além disso, o Poly pode ser explorado para resolver uma atividade de geometria espacial proposta pelo professor indígena e não indígena, envolvendo questões discursivas e resolução de problemas matemáticos que dependam da fórmula V - A + F = 2. Os estudantes indígenas do ensino médio mostraram interesse que outros professores trabalhem com o software Poly no ensino intercultural. Nas reflexões dos grupos de estudos, eles avaliaram que o Poly auxilia a entender a geometria espacial, desenvolver a aprendizagem matemática e aprender o que uma pessoa pode fazer com o Poly na aula de poliedro regular.

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Biografia do Autor

Jaizinho Maurício Monteiro, Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual Camilo Narciso

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/CLII), área de habilitação em Ciências Exatas e da Natureza, com Especialização em Ensino de Matemática para Ensino Médio, ofertada pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Departamento de Educação a Distância da  Universidade Federal do Amapá. Participa do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Cultura (NUPHCE). 

Eliane Leal Vasquez, Universidade Federal do Amapá

Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGHC/PUC-SP). Professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática (DCET/UNIFAP) e foi professora formadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio (DEAD/UNIFAP). Líder do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/CNPq).

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

MONTEIRO, . M.; VASQUEZ, . L. Ensino de poliedro regular com uso do software Poly: uma experiência desenvolvida na educação escolar indígena. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 92–110, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/794. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência