O estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação do Campo/Unifesspa: desafios e potencialidades

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação do Campo, Fecampo, Unifesspa

Resumo

O artigo tem por objetivo geral apresentar alguns resultados preliminares, sobre os principais desafios encontrados pelos estudantes da Fecampo na realização do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado na Unifesspa. A metodologia utilizada foi levantamento de dados primários e secundários, aplicação de questionário, análise documental e revisão literária. O artigo é parte de um projeto de pesquisa ainda em andamento e visa construir um diagnóstico sobre o estágio supervisionado no curso acima mencionado. A realização deste componente curricular tem sido um grande desafio e é um fator limitante no processo formativo dos estudantes da Fecampo. Por outro lado, o estágio apresenta potencial para contribuir com a melhoria do ensino nas escolas do campo. Os resultados obtidos apontam que um dos principais desafios enfrentados na realização dos estágios é a falta de oferta do ensino médio nas escolas do campo, no estado do Pará.

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Biografia do Autor

Maria Neuza da Silva Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável - área de atuação Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), Especialização em Resolução de Conflitos Socioambientais e Graduação em Pedagogia pela UnB. Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

OLIVEIRA, . N. da S. O estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação do Campo/Unifesspa: desafios e potencialidades. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 106–120, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/872. Acesso em: 22 dez. 2024.