Os jogos de papéis como recurso lúdico colaborativo à interpretação e solução de problemas matemáticos

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Jogos de Papéis, Solução de Problemas

Resumo

A abordagem de conteúdos matemáticos por meio de estratégias em que o aluno vivencie situações do cotidiano pode tornar tais conteúdos mais concretos, facilitando assim a sua compreensão. A presente pesquisa é fruto da realização de uma atividade com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi o de analisar se o uso de uma brincadeira de jogos de papéis, com a temática feira, pode facilitar a interpretação e a solução problemas matemáticos, buscando-se verificar quais foram as implicações decorrentes da aplicação de tal jogo com esses alunos. A ideia de aplicação dessa atividade partiu de uma inquietação perante as dificuldades desses alunos frente à solução de problemas. Anteriormente ao desenvolvimento dessa atividade, os alunos apresentavam dificuldades para interpretar e resolver os problemas abordados em sala de aula, utilizando operações matemáticas aleatórias como solução, sem a verificação dos resultados. Nas aulas seguintes a essa aplicação, notou-se que o rendimento dos alunos, nas atividades associadas à resolução de problemas, foi satisfatório comparado aos dados anteriores à realização da presente proposta. A plenária, ocorrida após a brincadeira, propiciou que os alunos refletissem acerca da operação adequada para se calcular o troco, o que contribuiu para a melhoria da habilidade de intepretação e solução de problemas matemáticos por parte deles. Isso mostra a importância do uso de estratégias pedagógicas que levem os alunos a superarem a utilização de operações matemáticas de forma mecânica, sem reflexão.

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Biografia do Autor

Audrey Rodrigues dos Santos Dias, UNESP/BAURU
Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Educação Especial pela Universidade Sagrado Coração (USC). Mestranda no Programa de Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru).

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Publicado
2019-12-19
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  • Artigo 225
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Como Citar
DIAS, A.; ASSIS, A. Os jogos de papéis como recurso lúdico colaborativo à interpretação e solução de problemas matemáticos. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 1, p. 124-138, 19 dez. 2019.
Seção
Relatos de Experiência