A MONITORIA EM HISTÓRIA DA LITERATURA: EXPERIÊNCIAS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

  • Gabriel Ribeiro Pereira
  • Kássia Juliana da Silva Sampaio
  • Sâmia Regina Mourão de Sousa
  • Abílio Pachêco de Souza

Resumo

Como prática de muitas instituições de ensino, principalmente em níveis universitários, a monitoria em história da literatura tem como objetivo auxiliar os estudantes em seu aprendizado, proporcionando esclarecimento de dúvidas, revisão de conteúdo e orientação em relação à disciplina. Para tanto, busca identificar dificuldades de aprendizagem dos graduandos em relação às principais obras e autores abordados na disciplina. Dessa forma, o presente trabalho visa discutir a importância da monitoria acadêmica na disciplina de História da Literatura, especialmente as experiências vivenciadas durante as aulas teóricas e práticas, bem como suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes envolvidos (monitores e alunos). Para essa elaboração, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da temática central, tendo como referência as atividades de monitoria realizadas na disciplina. Assim, pode-se observar que enquanto instrumento de ensino e aprendizagem, a monitoria oportuniza aos alunos em geral o atendimento de necessidades básicas de aprendizagem, e, especificamente, para os monitores contribui de maneira significativa para a sua formação, tendo em vista a melhora de suas habilidades de comunicação, sobretudo com a inserção à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 14
  • PDF 10
Como Citar
Pereira, G., Sampaio, K., Sousa, S., & Souza, A. (2024). A MONITORIA EM HISTÓRIA DA LITERATURA: EXPERIÊNCIAS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2703

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>