CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO CONCURSO CONREDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades em andamento do Programa de Residência Pedagógica – PRP vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG, dando ênfase para uma atividade que visa garantir a proficiência na leitura e escrita dos (as) alunos (as). Será evidenciado o acompanhamento feito pelas residentes nas turmas de 8º e 9º anos da rede municipal de ensino no que se refere à elaboração de crônicas, sendo esta uma atividade do Concurso de Redação e Desenho à Mão Livre – Conrede, da Secretaria Municipal de Educação de Marabá. Desta maneira, a ideia é que o gênero seja apresentado como uma forma de aproximar o texto do universo dos (as) alunos (as) e propiciar maior relação entre quem escreve e sobre o que se escreve, haja vista que a crônica se aproxima do cotidiano do estudante e envolve acontecimentos que podem atingir toda a sociedade.