ELEMENTOS DA NARRATIVA DENTRO DA LENDA “A PORCA DE BOBES”
Resumo
Este trabalho é uma revisão sobre as experiências adquiridas ao longo do Projeto de
Residência Pedagógica, tendo em vista que este projeto é um excelente meio de ajudar os discentes de
licenciatura a ter oportunidade de estar no ambiente escolar conhecendo assim a sala de aula de perto.
Partindo disso, este trabalho pretende mostrar a dinâmica em sala de aula e um pouco sobre esse
processo de ensino e aprendizagem, pois é nítido que enquanto ensinamos também aprendemos,
buscamos sempre aprender com os docentes para que a experiência deles nos ensine. Nessa
perspectiva, o trabalho a seguir é um pouco sobre o que temos feito na escola EMEF Inácio de Sousa
Moita, seguindo as demandas da professora preceptora do projeto, em especial uma dinâmica
desenvolvida com três turmas de 9° ano, em que a professora estava trabalhando os elementos
essenciais da narrativa e aliou esse ensino ao estudo das lendas, utilizando a lenda local “Porca de
bobes”. Diante disso, os residentes foram destinados a aplicar a atividade que estaria voltada para a
leitura da lenda e identificação dos elementos narrativos dentro dela, por parte dos alunos.