PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE QUILOMBOLA: O PAPEL DO DISCENTE APOIADOR

  • Anaiara Cristina Lima Silva
  • Dhemilly Sacramento Vanzeler
  • Wállery Karulina Santos Menezes
  • Abílio Pachêco de Souza

Resumo

O Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (PAEQUI) tem como principal função auxiliar o
aluno quilombola em questões acadêmicas no ambiente universitário. Nesse sentido, o presente trabalho
propõe-se a discutir os primeiros passos do projeto Diálogos interculturais, intercâmbio de conhecimentos e
apoio a estudantes quilombolas na UNIFESSPA que levou em consideração as problemáticas existentes no
dia a dia do aluno quilombola ao que se refere à Língua Portuguesa, voltada a gramática da língua, ao
contato com a Tecnologia e as suas Funções, dentro dos mecanismos de escrita acadêmica digital, além de
trazer uma abordagem sobre a utilização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adotada pela
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), tornando-se exigida na produção de trabalhos
acadêmicos. Tais temáticas elencadas, são denominadas pelos discentes quilombolas, como os principais
fatores de dificuldade durante a graduação. Dessa forma, iremos apresentar as atividades idealizadas,
elaboradas e pré-desenvolvidas pelas apoiadoras do curso de Letras Português durante o Edital (17/2022).
Para isso estaremos ancoradas em Pachêco de Souza (2022), Soares e Silva (2019) que dialogam diretamente
com a proposta aqui apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 18
  • PDF 8
Como Citar
Silva, A., Vanzeler, D., Menezes, W., & Souza, A. (2024). PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE QUILOMBOLA: O PAPEL DO DISCENTE APOIADOR. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2743

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>