EXPLORANDO O JOGO MATEMÁTICO TRIMINÓ DA DIVISÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Elinete do Espírito Santo Araújo
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

O trabalho compreende o relato de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9° ano do ensino fundamental, na E.M.E.F. Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia-PA, durante as ações do Programa Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática pela UNIFESSPA- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Com o propósito de descrever e analisar sobre a importância da introdução de jogos lúdicos em salas de aula que têm relação estreita com os conteúdos matemáticos. A pesquisa é de caráter qualitativo, elaborada para potencializar o ensino das divisões, no qual foi utilizado o jogo Triminó da Divisão, que foi modificado para tornar a aula mais dinâmica, lúdica e interessante para os alunos. Percebeu-se o bom desempenho dos alunos durante a execução do jogo, proporcionando os resultados esperados e gerando contribuição para a aprendizagem sobre suas dificuldades na divisão, além da cooperação ativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 8
  • PDF 9
Como Citar
Araújo, E., Evangelista, C., & Evangelista, D. (2024). EXPLORANDO O JOGO MATEMÁTICO TRIMINÓ DA DIVISÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2775

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>