TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Abstract
O presente artigo reflete a inclusão de atividades lúdicas para o ensino de expressões algébricas por
meio de jogos divertidos. O objetivo principal foi estudar o potencial dos jogos didáticos para o ensino de
expressões e cálculos algébricos em estudantes santanenses durante as ações do Programa Residência
Pedagógica. A pesquisa foi realizada com alunos dos 8º e 9º anos da escola Municipal de Ensino Fundamental
Irmão Pio Barroso, no município de Santana do Araguaia - PA. Este trabalho qualitativo é um estudo de caso
em que se apresenta a reflexão e análise do material utilizado. Com base nesta pesquisa, pode-se concluir a
importância da interação didática em um espaço capaz de vivências lúdicas, gerando produtividade,
participação e convivência com os colegas. Percebe-se a necessidade da continuidade de estudos que
desenvolvem e analisem recursos metodológicos e contribuam para a qualidade do ensino. Enfatiza-se que o
ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos utilizando o jogo de Expressões Algébricas, denominado
“Quem sou Eu?” na turma do 8º ano, e “Bingo das Expressões” para uma turma do 9º ano, proporcionou o
reforço de conceitos matemáticos previamente aprendidos de forma a motivar os alunos a desenvolver
estratégias próprias para modificar as contas propostas, a colaboração e a participação ativa dos alunos,
desenvolvendo uma boa competição e uso correto da linguagem matemática.