CONSTRUINDO CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO COM O GEOPLANO

Authors

  • Valéria Viturino Fronteli
  • Maclaudio Leal dos Santos Morais
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Abstract

O presente trabalho aborda a temática jogo e aprendizagem e tem como objetivo verificar as
potencialidades didáticas do uso do jogo Geoplano como recurso didático para o processo de ensinoaprendizagem da matemática para alunos do 6º ano C durante as ações do Programa Institucional de Bolsas de
iniciação à Docência-PIBID, em Cumaru do Norte. O geoplano permite explorar figuras poligonais através da
construção e visualização, cálculo de área e perímetro. Trata-se de um estudo qualitativo acerca de um trabalho
de intervenção realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na escola Iron Fernandes. A partir
da análise interpretativa das ações realizadas, concluiu-se que o Geoplano se mostrou um excelente recurso
didático ao contribuir de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das formas
geométricas, construção de conceitos de área e perímetro, despertou a curiosidade e interesse dos alunos. Além
disso o exercício contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Fronteli, V. V. ., Morais, M. L. dos S. ., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. . (2025). CONSTRUINDO CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO COM O GEOPLANO. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3004

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>