CONSTRUINDO CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO COM O GEOPLANO
Abstract
O presente trabalho aborda a temática jogo e aprendizagem e tem como objetivo verificar as
potencialidades didáticas do uso do jogo Geoplano como recurso didático para o processo de ensinoaprendizagem da matemática para alunos do 6º ano C durante as ações do Programa Institucional de Bolsas de
iniciação à Docência-PIBID, em Cumaru do Norte. O geoplano permite explorar figuras poligonais através da
construção e visualização, cálculo de área e perímetro. Trata-se de um estudo qualitativo acerca de um trabalho
de intervenção realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na escola Iron Fernandes. A partir
da análise interpretativa das ações realizadas, concluiu-se que o Geoplano se mostrou um excelente recurso
didático ao contribuir de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das formas
geométricas, construção de conceitos de área e perímetro, despertou a curiosidade e interesse dos alunos. Além
disso o exercício contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.