O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa fonte times new roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na seção Sobre a Revista.

A Revista Escritas do Tempo, de periodicidade quadrimestral, publica diferentes tipos de textos inéditos: artigos, ensaios, entrevistas, traduções e resenhas críticas. Recebemos colaborações em fluxo contínuo através do site https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo. Escritas do Tempo também é uma Revista de acesso aberto, disponibilizando consulta gratuita a todo o material produzido e veiculado por ela. 

A Revista Escritas do Tempo não cobra nenhum valor para a submissão ou publicação de manuscritos. Nós acreditamos que o acesso aos textos e às informações são direitos fundamentais e que as barreiras financeiras não devem impedir que os autores compartilhem sua criatividade e conhecimento com o mundo. Por esse motivo, não trabalhamos com políticas de cobrança para a submissão ou publicação de manuscritos em nossa revista. Estamos comprometidos em fornecer uma plataforma de publicação aberta e acessível para todos.

As colaborações para a Revista Escritas do Tempo devem seguir as seguintes especificações:
  1. A revista receberá trabalhos nos idiomas Português, Castelhano (Espanhol) e Inglês.
  2. O autor que publicar na Escritas do Tempo precisa aguardar, no mínimo, três edições (1 ano) para voltar a publicar novamente na revista.
  3. Cada manuscrito pode conter, no máximo, 3 autores. Os autores de artigos submetidos à Escritas do Tempo devem ser doutores/as, doutorandos/as ou mestres/as. Caso o (a) autor (a) seja mestrando (a), a publicação será aceita mediante co-autoria com mestres(as), doutorandos(as) e/ou doutores(as). Não aceitamos manuscritos de graduados/as ou graduandos/as, mesmo em coautoria. Cada autor, no momento do cadastro, deverá fornecer o número do seu registro ORCID.
  4. Os manuscritos devem ser digitados eletronicamente em Word para Windows, Open Office ou RTF, no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5 e justificado. Os artigos devem respeitar os limites de 15 a 25 páginas, contando com as referências bibliográficas. Resenhas, entrevistas e demais textos devem conter entre 5 e 8 páginas. As margens deverão ser de 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (esquerda e direita).
  5. Os(as) autores(as) deverão acessar o modelo a seguir para a escrita dos seus artigos: MODELO 
  6. Somente serão aceitos os trabalhos que estejam dentro do modelo indicado.
  7. As resenhas de livros, teses, filmes, produtos de hipermídia, etc. deverão possuir título próprio, diferenciado do título da obra resenhada. A indicação da obra deve ser feita abaixo do título da resenha. A obra deve ter sido publicada originalmente há no máximo dois anos, no caso de publicações brasileiras, e quatro anos para obras estrangeiras. Também aceitamos resenhas de obras publicadas há mais tempo e reeditadas recentemente.
  8. Não deve ser colocado nenhum dado relativo à autoria no documento (nome, titulação e e-mail). Essas informações constam no Cadastro no Sistema da Revista e serão acrescentadas, após a aprovação do texto, pelos editores. Ressalta-se a importância de preencher corretamente o cadastro.
  9. Título em português: centralizado, em negrito, EM CAIXA ALTA, fonte Times New Roman, tamanho 14. Demais títulos: devem ser escritos após cada resumo no respectivo idioma, EM CAIXA ALTA, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  10. Resumo: Resumo em português, abstract e resumen de até 10 linhas, com até cinco palavras-chave, keywords e palabras-clave. Fonte Times New Roman 11, com espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado e em bloco. O título, o resumo e suas palavras-chave OBRIGATORIAMENTE devem conter duas traduções: Abstract em inglês e Resumen em espanhol. 
  11. Os textos podem conter ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, sendo indispensável sua numeração e igualmente mencionar na legenda o título e as fontes utilizadas. Imagens (fotos ou figuras) devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG, JPEG ou PNG. Esses elementos devem ser inseridos no corpo do texto, cuja legenda deve ser indicada na parte superior com numeração (Times New Roman, tamanho 12, negrito) e sua fonte na parte inferior (Times New Roman, tamanho 10), com espaçamento simples.
  12. As notas deverão conter somente comentários necessários ao desenvolvimento dos conceitos dos textos e não para citações bibliográficas. Devem vir em rodapé, com todas as referências às fontes de praxe. Os indicadores de nota de rodapé devem ser colocados depois da pontuação. Ex.: Brincadeira ou não, o certo é que as autoridades provinciais pediram a expulsão deste haitiano do Brasil.1
  13. As citações de trechos de obras e documentos devem seguir estes padrões: até três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem vir separadas do texto principal, digitadas em corpo 11, com recuo em relação à margem esquerda de 2,5 cm, sem aspas no começo e no fim. Em ambos os casos não se deve usar itálico.
  14. Todas as citações devem estar acompanhadas de suas referências bibliográficas entre parênteses, com o sobrenome do(a) autor(a), ano e páginas da publicação. Exemplo (WALER, 2001, p. 196).
  15. Traduções devem ter entre 10 e 25 páginas, incluindo notas de rodapé com referências bibliográficas completas. A submissão de tradução deverá vir acompanhada da autorização do autor do texto original.
  16. As Referências Bibliográficas deverão ser colocadas ao final do artigo, de acordo com as seguintes normas

Fontes: indicar, com precisão, sua origem em documentos escritos, orais, iconográficos e outros. Fontes devem indicar na ordem, a instituição, o fundo, o documento e data em formato dd/mm/aaaa (este formato é válido para todas as indicações de datas).

Artigo em revista: Exemplo: CARVALHO, José Murilo de. República, democracia e federalismo no Brasil, 1870-1891. Varia História, Belo Horizonte, v. 27, n. 45, p. 395-423, jan./jun. 2011.

Capítulo em livro coletivo: Exemplo: CUNHA, Olívia Maria Gomes. Criadas para servir: domesticidade, intimidade e retribuição. In: CUNHA, Olívia Maria Gomes; GOMES, Flávio dos Santos (orgs). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

Livro: Exemplo: SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. São Paulo: Autêntica, 2005.

Tese ou dissertação: Exemplo: REIS, Isabel Cristina Ferreira dos. A família negra no tempo da escravidão: Bahia, 1850-1888. Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.

Artigo de publicação relativa a reunião científica: Exemplo: LOURENÇO, Eduardo. Dois fins de século. In: ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, XIII, 1990, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro: Lynx, 1992. p. 32-40.

Artigo de reunião científica publicado em anais eletrônicos: Exemplo: ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: Clio Edições, 2007. p. 500-513 (Anais eletrônicos).

Site: Exemplo: TRINDADE, Raquel. Solano Trintade, meu pai. Disponível em: www.quilombhoje.com.br/artigos/ artigos.php. Acesso em: 15 dez. 2009.

 

Não serão considerados textos remetidos fora destes padrões.

Para submissão dos textos é necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Autores que publicam na Escritas do Tempo concordam com os seguintes termos:

  1. Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma maneira que sugira que o licenciador o endossa ou seu uso.

  2. Não comercial - Você não pode utilizar o material para fins comerciais.

  3. Não-Derivativos - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado.

  4. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que legalmente restrinjam outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.

 
A Escritas do Tempo está licenciada com a CC BY 4.0 DEED Attribution 4.0 International.