O processo de avaliação dos trabalhos submetidos à Revista Escritas do Tempo segue as diretrizes abaixo:

  • triagem inicial, pelos Editores, para verificar se o texto atende às especificações formais da Revista;
  • envio a dois pareceristas ad hoc, designados pelos editores, assegurando a manutenção do sistema avaliativo de duplo cego;
  • avaliação dos dois pareceres pelos editores. Caso haja conflitos entre os pareceres, os próprios editores indicarão um terceiro parecerista ad hoc. Em casos específicos, alguns dos editores poderão realizar um terceiro parecer;
  • os dois (ou três) pareceres são avaliados pelos editores, que poderão deliberar quanto a:
    1. aprovação do texto para publicação, sem a exigência de reformulações;
    2. aprovação do texto para publicação, condicionada à realização das alterações sugeridas pelos pareceristas ou pela própria Comissão;
    3. reprovação do texto para publicação, por não atender aos critérios e às exigências da Revista.

Aos pareceristas, será reforçado que a Escritas do Tempo prima pela qualidade e excelência quanto aos artigos publicados. Sugerimos que avalie o artigo, considerando, em especial os pontos seguintes, e que justifique sua decisão por extenso, de forma clara e objetiva, de preferência citando trechos do texto ou enviando observações mais detalhadas inseridas no texto original (submetido para avaliação).

Pontos a serem avaliados pelos pareceristas:

  1. Relevância e importância do tema/assunto/objeto do artigo;
  2. Qualidade da análise teórica e metodológica desenvolvida e no uso dos conceitos;
  3. Uso de bibliografia de relevância, pertinência e atualidade compatíveis com o tema abordado;
  4. Clareza na definição dos problemas/hipóteses investigados e nos resultados obtidos;
  5. Adequação gramatical do texto (coerência e coesão textual, adequação à norma culta da língua, etc.);
  6. Adequação às normas da ABNT (citações, notas, referências, etc.).

Importante: Especificar as REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS (quando for o caso de correções obrigatórias), a serem feitas pelo autor.

Deve-se atentar para qualquer conflito de interesse no que diz respeito à pesquisa e agências financiadoras do artigo e, se necessário, renunciar à indicação.

Rever o manuscrito de forma objetiva e construtiva, evitando comentários hostis ou inflamados;

Manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou pelo autor;

Não usar as informações obtidas no processo de revisão como benefício para si próprio ou para qualquer outra pessoa ou organização. Não usar tampouco para gerar desvantagem ou desacreditar outras pessoas.

Alertar o editor para qualquer conteúdo já publicado ou submetido que seja substancialmente similar ao trabalho que está sob sua avaliação.