Novo Número da Escritas do Tempo

2024-02-04

A Revista Escritas do Tempo do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGHIST/Unifesspa), apresenta o seu mais novo Dossiê, intitulado: Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI, v. 4, n. 13. 

Chamada de artigos para Dossiê Temático "Os feitos e os efeitos das cotas raciais no Brasil: avanços, desafios e possibilidades"

2022-01-23

Em 29 de agosto de 2022, a Lei Federal nº 12.711 completará dez anos de vigência, este dispositivo jurídico normatiza a constitucionalidade das ações afirmativas para o Ensino Superior, ao garantir a reserva de vagas nas universidades e institutos federais de educação aos alunos/as oriundos/as de escolas públicas e àqueles/as autodeclarados/as negros/as e indígenas. Apesar dos avanços palpáveis que podemos perceber com a implementação das referidas ações afirmativas, o impacto causado ainda é insuficiente...

Chamada de artigos para o Dossiê Guerrilha do Araguaia 50 anos: direito à memória e à verdade - desafios para a pesquisa e o ensino

2022-01-13

Nestes 50 anos de Guerrilha do Araguaia convidamos os autores a construírem um balanço sobre o tema sob várias perspectivas, quais sejam: 1) os reflexos e os caminhos trilhados a partir da Comissão Nacional da Verdade (CNV/ 2011), bem como a produção efetivada pela literatura nestas últimas décadas acerca da Justiça de transição e o Araguaia; 2) Pesquisas e problemas que revisitem temas concernentes como: memória, ditadura, violência de Estado, de gênero, contra camponeses, indígenas, relações étnico-raciais, arqueologia entre outros; 3) Quanto ao ensino, buscamos investigações que nos ajudem a compreender como a Guerrilha do Araguaia vem sendo abordada em sala de aula na educação básica quanto superior. Também, são muito bem vindos artigos que visem trazer novas abordagens sobre o tema, tendo em vista que os pontos elencados não esgotam a temática, igualmente, em face da necessidade de uma revisão da produção já consolidada.

 Organizadores:

Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

Dr.  Ary Albuquerque C. Júnior (UFGD)

Me. Janailson Luiz Macedo (Unifesspa)

 

Prazo final de envio: 31 de maio de 2022.

Chamada de artigos para Dossiê Temático "Dossiê Temático: História e Literatura: aproximações e diferenças "

2021-02-18

Ao refletir sobre as possibilidades do estabelecimento de laços entre a História e a Literatura, o dossiê ora proposto tem por objetivo coligir artigos que versem e problematizem a historicidade de contos, poesias, crônicas, romances, poemas, peças de teatro, coleções, projetos editoriais etc., considerando textos ficcionais provenientes dos mais variados espaços, períodos e estilos. Assim, a presente chamada busca...

Chamada de artigos para Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades"

2020-07-11

 

A Revista Escritas do Tempo torna pública a chamada para submissão de artigos para o Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades". A História e sua diversidade de processos, conexões, operações e transformações tem dedicado estudos a diferentes temas que envolvem Amazônia, fronteiras e diversidades, conectando distintas áreas do conhecimento e a ciência histórica enquanto campo que articula outros tantos campos e também saberes, fazeres e modos de ser, estar e viver o/no mundo. Diante disso, a proposta desse dossiê pretende articular reflexões/pesquisas e escutas em narrativas textuais que permitam evidenciar experiências das diversidades amazônicas. A partir de diferentes artefatos intertextuais, transformados em fontes históricas, os manuscritos submetidos a esse dossiê pautam experiências imagéticas, escritas, sonoras, rítmicas e tantas outras que possibilitem conhecer e compreender saberes e viveres de povos e comunidades do campo, povos indígenas e quilombolas, comunidades negras, movimentos do campo e das cidades, e outras múltiplas formas de agrupamento e constituição social dos diferentes sujeitos da Amazônia.

 

Escritas do Tempo recebe registro ISSN

2019-08-07

A Revista Escritas do Tempo, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), acaba de receber do CBISSN-IBICT a atribuição do ISSN 2674-7758 para registro de sua publicação.