Notícias

Chamada de artigos para Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades"

2020-07-11
  A Revista Escritas do Tempo torna pública a chamada para submissão de artigos para o Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades". A História e sua diversidade de processos, conexões, operações e transformações tem dedicado estudos a diferentes temas que envolvem Amazônia, fronteiras e diversidades, conectando distintas áreas do conhecimento e a ciência histórica enquanto campo que articula outros tantos campos e também saberes, fazeres e modos de ser, estar e viver o/no mundo. Diante disso, a proposta desse dossiê pretende articular reflexões/pesquisas e escutas em narrativas textuais que permitam evidenciar experiências das diversidades amazônicas. A partir de diferentes artefatos intertextuais, transformados em fontes históricas, os manuscritos submetidos a esse dossiê pautam experiências imagéticas, escritas, sonoras, rítmicas e tantas outras que possibilitem conhecer e compreender saberes e viveres de povos e comunidades do campo, povos indígenas e quilombolas, comunidades negras, movimentos do campo e das cidades, e outras múltiplas formas de agrupamento e constituição social dos diferentes sujeitos da Amazônia.   Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiê Temático "Amazônia, fronteiras e diversidades"

Edição Atual

v. 2 n. 6 (2020): História: ensino, livro didático e formação de professores
Em nossa experiência de tempo presente, parece importante nos avizinhar das reflexões — tão combatidas — do pensador Paulo Freire. Esperançar-se com a atividade docente, com o ensino de História, continua sendo uma possibilidade potente na luta pela construção de uma sociedade menos desigual. Esperançar-se por um aprender inquietante, prenhe de questionamentos sobre o tempo; esperançar-se por uma aprendizagem que não aceite passados, presentes e futuros determinados, que esteja fecunda de problematizações, se torna necessário e vital nos dias atuais. Esses sentimentos brotam também porque este dossiê (o segundo na sequência de publicação da Revista Escritas do Tempo que tematiza o Ensino de História) demonstra sinais do crescimento e do fortalecimento das pesquisas em Ensino de História, e não apenas daquelas sobre ensino de História, como defende Carmen Teresa Gabriel (2019). Assim, em alguma medida, este dossiê pode ser apreendido como um vestígio, um sinal da potencialidade que se vem constituindo o campo do Ensino de História.
Publicado: 2020-12-18

Editorial

  • Karla Leandro Rascke, Geovanni Gomes Cabral, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Marcus Vinicius Reis
    1-2
    Visualizações do Artigo: 36 | PDF downloads: 25

Apresentação de Dossiê Temático

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores

Artigos

Resenhas

Expediente

Ver Todas as Edições