A escala local na teoria prática docente
ensaio sobre cognição, contexto e possibilidades de ensinar História
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v7.i17.2025.8495Palavras-chave:
Ensino de História, Escala Local, Cognição Histórica, Interesse Escolar, Teoria Prática DocenteResumo
Este ensaio procura discorrer acerca das possibilidades de ensinar História na Educação Básica a partir da articulação teórico-metodológica com a escala local das relações socioescolares. Procura ainda discutir sobre a importância de se pensar o local, e suas mais diversas manifestações na aprendizagem, a partir de estudos de cognição histórica. Por fim, encaminha uma reflexão sobre a importância da abordagem local na teoria prática docente de História, através de um conjunto de questões que envolvem o cotidiano, as vivências, as narrativas, as percepções prévias dos(a) aprendizes a partir do entrecruzamento de abordagens de pesquisa que envolvem a Psicopedagogia, o Construtivismo, a Neurociência e os estudos cognitivos. O que se quer é provocar reflexões docentes sobre práticas de ensino voltadas para a reflexão sobre a importância da escala no complexo processo da aprendizagem histórica.
Downloads
Referências
AGUILAR, Renata. Neurociência aplicada à educação: caminhos para facilitar a aprendizagem na sala de aula. São Paulo: Edicon, 2021.
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
AUSUBEL, David. A cognitive theory of school learning. Educational Theory, 1961, 11, p. 15-25.
BARCA, Isabel. Desafios para ensinar a pensar historicamente. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 14, n. 2, ago.-dez. 2021, p. 38-62.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3a ed. – Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURSCHEID, Suelen; TIMM, Jordana Wruck. Os saberes e a identidade docente de professores atuantes na Educação Básica. Periferia, v. 16, p. 1-22, 2024, e78202.
BRITO, Adilson J. I. identidade fraturada: o desmemoriamento da “Adesão do Pará” no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 27, n. 1, p. 93-122, jan./jun. 2021.
BRITO, Adilson J. I.; GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva. Enem, performatividade e desmemoriamento regional/local na história escolar. Educação, [S. l.], v. 49, n. 1, p. e46/1–27, 2024.
CAMPOS, Wellington Rodrigo de. SOME municipal de Moju/PA: BNCC e currículo de história para turmas seriadas e multisseriadas. In: BRITO, Adilson J. I. (org.). Ensino de história, narrativa e saberes na sala de aula. Ananindeua-PA: Cabana Editora, 2025, p. 84-93.
CARRETERO, M. Documentos de identidad: la construción de la memoria histórica em un mundo global. Buenos Aires: Paidós, 2007.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4a ed. - São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 17ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. 1.ª ed. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 6a ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2000.
JUNG, Carl Gustav. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1991.
LIMA, Ricardo Rovo de Souza. A relação professor-aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e psicologia analítica de Carl Jung. Orientador: Reuber Gerbassi Scofano. 2021. Monografia (Curso de Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
MARTINS, Evandro Silva. A etimologia de alguns vocábulos referentes à Educação. Olhares e Trilhas, Uberlândia, Ano VI, n. 6, p. 31-36, 2005.
MINEIRO, Maria de Jesus Câmara. Neurociência aplicada ao ensino de história [ebook]. São Luís: UEMAnet, 2022.
OLIVEIRA, Roseli Scheidegger. O papel do professor nas abordagens sobre a intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana em Marabá-PA. In: BRITO, Adilson J. I. (org.). Ensino de história, narrativa e saberes na sala de aula. Ananindeua-PA: Cabana Editora, 2025, p. 13-26.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação do Pará. Documento Curricular do Estado do Pará. Etapa Ensino Médio. Volume II. Belém: SEDUC-PA, 2021.
PIROLA BALESTRA, J. História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina. Antíteses, v. 9, n. 18, p. 249-274, jul./dez. 2016. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
PLÁ, Sebastián. La enseñanza de la historia como objeto de investigación. Secuencia, núm. 84, septiembre-diciembre 2012.
RAIOL, Alex de Andrade. Rios de memórias: história local e o ensino de história numa escola ribeirinha do município de Curralinho/PA. In: BRITO, Adilson J. I. (org.). Ensino de história, narrativa e saberes na sala de aula. Ananindeua-PA: Cabana Editora, 2025, p. 27-35.
RÜSEN, Jörn. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: Editora da UNB, 2007.
SASS, Odair; LIBA, Flávia Roberta Torezin. Interesse e educação: conceito de junção entre a Psicologia e a Pedagogia. Imagens da Educação, v. 1, n. 2, p. 35-45, 2011.
SIMAN, Lana Maria de Castro. Aprender a pensar historicamente: entre cognição e sensibilidades. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, p. 201-221.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey (Esboço da teoria de educação de John Dewey). In: WESTBROOK, Robert B. (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010, p. 33-53.
VYGOSTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Ridendo Castigat Moraes Editora, 2018.
ZAVALA, Ana. La investigación práctica de la práctica de la enseñanza. Clío & Asociados. La Historia Enseñada, (12). p. 241-271, 2008.
ZAVALA, Ana. Pensar ‘teóricamente’ la práctica de la enseñanza de la Historia. Revista História Hoje, v. 4, nº 8, p. 174-196 – 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Escritas do Tempo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.