A escala local na teoria prática docente

ensaio sobre cognição, contexto e possibilidades de ensinar História

Autores

  • Adilson Junior Ishihara Brito Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v7.i17.2025.8495

Palavras-chave:

Ensino de História, Escala Local, Cognição Histórica, Interesse Escolar, Teoria Prática Docente

Resumo

Este ensaio procura discorrer acerca das possibilidades de ensinar História na Educação Básica a partir da articulação teórico-metodológica com a escala local das relações socioescolares. Procura ainda discutir sobre a importância de se pensar o local, e suas mais diversas manifestações na aprendizagem, a partir de estudos de cognição histórica. Por fim, encaminha uma reflexão sobre a importância da abordagem local na teoria prática docente de História, através de um conjunto de questões que envolvem o cotidiano, as vivências, as narrativas, as percepções prévias dos(a) aprendizes a partir do entrecruzamento de abordagens de pesquisa que envolvem a Psicopedagogia, o Construtivismo, a Neurociência e os estudos cognitivos. O que se quer é provocar reflexões docentes sobre práticas de ensino voltadas para a reflexão sobre a importância da escala no complexo processo da aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Adilson Junior Ishihara Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará; possui mestrado em História Social do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É docente efetivo de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua. É líder do Grupo de Estudos de Fronteira, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e é cofundador e um dos coordenadores do GT Nacional Fronteiras e Territorialidades da ANPUH Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em história política e história econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Independência ibero-americana, revolução ibero-americana, patriotismo, soldados, história militar, cultura política, fronteiras amazônicas, elites políticas. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH/PROFHISTORIA).

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

BRITO, . J. I. . A escala local na teoria prática docente : ensaio sobre cognição, contexto e possibilidades de ensinar História. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 84–95, 2025. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v7.i17.2025.8495. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/3095. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

v. 7 n. 17 (2025): Ensino de História, Meio Ambiente e diversidade na Amazônia