O além dos que estão além-mar: o problema da salvação dos índios em Francisco Suárez

Main Article Content

Bento Machado Mota
https://orcid.org/0000-0002-9965-7162

Resumo

Este artigo pretende examinar o posicionamento de Francisco Suárez frente à salvação dos gentios a partir do conceito de ignorância invencível. Esta categoria foi definida por Aquino e foi atribuída àqueles que não conheceram e nem puderam conhecer a Deus, sendo reinterpretada por Suárez nos seiscentos. Para tanto, pretende trabalhar com suas principais obras de teologia moral no contexto intelectual em que estava inserido, em especial em suas polêmicas com os dominicanos. Assim, busca trabalhar os limites de sua tolerância diante dos habitantes do novo mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
MOTA, B. O além dos que estão além-mar: o problema da salvação dos índios em Francisco Suárez. Escritas do Tempo, v. 1, n. 3, p. 34-54, 29 fev. 2020.
Seção
v. 1 n. 3 (2019) Dossiê: Religiosidades e Intolerâncias

Referências

AGOSTINHO, Sant, A graça, I, Tr. A. Belmonte, São Paulo, Paulus, 1998.

AGOSTINI, Igor. L'infinità di Dio, Il dibattito da Suárez a Caterus (1597-1641). Roma: Editori Riuniti, 2008.

ÅKERLUND, Erik "Suárez's Ideas on Natural Law in the Light of His Philosophical Anthropology and Moral Psychology". In: MAKINEN, Virpi. The Nature of Rights: Moral and Political Aspects of Rights in Late Medieval and Early Modern Philosophy. v. 87. Helsinki, 2010, 165-196.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica - ed. bilíngue, C, J. Pinto de Oliveira (org.), São Paulo, Loyola, 2001.

BAÑEZ, Domingo Apología de los hermanos dominicos contra la concordia de Luís de Molina. Oviedo: Pentalfa, 2002.

BONET, Alberto. La filosofía de la libertad en las controversias teológicas del siglo XVI y primera mitad del XVII. Barcelona: Subirana, 1932.

CARDOSO, Adelino. Uma nova heresia à medida de um novo mundo: a ofensiva de Arnauld contra a doutrina do pecado filosófico. Philosophica, Lisboa, n. 15, 2000, p. 117-133.

CASARIN, Régis Franco. Disputa do probabilismo na América colonial. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, 2018.

CEÑAL, Ramón. “El argumento ontológico de la existencia de Dios en la escolástica de los siglos XVII y XVIII". In: Homenaje a Xavier Zubiri. Madrid: Editorial Moneda y Credito, 1970.

CROSS, Richard "Duns Scotus and Suárez at the Origins of Modernity". In: HANKEY, Wayne J. (ed). Deconstructing Radical Orthodoxy. Postmodern Theology, Rhetoric and Truth. Aldershot: Ashgate, 2005, p. 65-80.

DELUMEAU, Jean. A confissão e o perdão. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
.
FASTIGGI, Robert. Suárez and the non belivers. Pensamiento, vol. 74, n. 279, p. 263-270, 2018.

HEREDIA, Vicente Beltrán de. La actuación del Maestro Domingo Báñez en la Universidad de Salamanca. Ciencia tomista, n. 25, 1922.

______. Domingo Bañez y las controvérsias sobre la gracia: textos y documentos, Salamanca, Biblioteca de los teólogos españoles, 1968.

HESPANHA, Manuel. Imbecillitas. As bem-aventuranças da inferioridade nas sociedades de Antigo Regime. São Paulo: Annablume, 2010.

JEDIN, Hubert. Historia del concilio de Trento. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 1972.

LAEMERS, Joroen Joseph. Invincible ignorance and the discovery of the Americas: the history of an idea from Scotus to Suárez. PhD (Doctor of Philosophy) Thesis, University of Iowa, 2011.

ECHEVARRÍA, Juan. Antonio Hevia La polémica De auxillis y la Apología de Banez: introducción a la edición española de la Apología. In: BAÑEZ, Domingo. Apología de los hermanos dominicos contra la concordia de Luís de Molina. Oviedo: Pentalfa, 2002.

LEIJENHORST, Cees. Cajetan and Suarez on Agent Sense: Metaphysics and Internal Senses and the Mind/Body Problem from Avicenna to the Medical Enlightenment. Ed Henrik Lagerlund, Dordrecht, Kluwer, 2007, p. 237-262.

MARCOCCI, Giuseppe. A consciência de um império: Portugal e seu mundo (séc. XV-XVII). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

MARYKS, Robert Aleksander. Saint Cicero: the influence of the liberal arts on the adoption of moral probabilism. Hampshire: Ascgate (e-book), 2008.

MOLINA, Luís de. Concordia del libre arbitrio con los dones de la gracia y con la presciencia, providencia, predestinación y reprobación divinas. Oviedo: Fundación Gustavo Bueno, 2007.

MORSE, Richard. O rei no espelho. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

MOTA, Bento. Liberdade Tropical: o livre-arbítrio e os índios do Brasil. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, 2016.

______. A universalidade do conhecimento de Deus e da Lei entre os ameríndios: relações entre Francisco de Vitória e Antonio Vieira. Anais da Jornada de Estudos Históricos Professor Manuel Salgado, PPGHIS-UFRJ, 14. ed., v. 5, Rio de Janeiro, 2019, p. 509-521.

MULLET, Michael. A Contra-Reforma e a Reforma católica nos princípios da Idade Moderna. Lisboa: Gradiva, 1985.

O’MALLEY, John. W, Trent and all that: renaming Catholicism in the Early Modern Era. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2000.

PALOMO, Federico. A Contra-Reforma em Portugal (1540-1700). Lisboa: Horizonte, 2006.

PRODI, Paolo. Uma história da justiça: do pluralismo dos foros ao dualismo moderno entre consciência e direito. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PROSPERI, Adriano. El concilio de Trento: una introducción histórica. Valladolid, Junta Castilla-León, 2008.

______. Scienza e immaginazione teologica nel Seicento: il battesimo e le origini dell’individuo, In “Quaderni Storici”, 1999.

______. Tribunais da Consciência. São Paulo: Unesp, 2014.

RUIZ, Rafael, Sal da consciência: Probabilismo e Justiça no mundo ibérico, São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2015.

SCHMAUS, M. Teología dogmática Madrid: Rialp, v. V, 1959.

SIENRA, García de La, “El libre albedrio y la gracia: Molina, Suárez y la Reforma”. In: CARDOSO, Adelino. Francisco Suarez: Tradição e Modernidade. Lisboa: Colibri; Universidade de Lisboa, 1999, 265-278

SUÁREZ, Francisco. De Legibus: sobre a lei em geral. Lisboa: Tribuna, 2004.

STEGMÜLLER, Friedrich. Francisco de Vitoria y la doctrina de la gracia en la Escuela salmantina. Barcelona, 1934. p. 166-482.

SUÁREZ, Francisco. Dysputationes metaphysicae (1597). In: MEIRINHOS, José Francisco (Org.). As disputas metafísicas de Francisco Suárez, Famalicão: Univ. de Letras do Porto, 2011.

SUÁREZ, Francisco. De Voluntario et Involuntario. In: Opera Omnia. Paris: Ludovicum Vivès, 1858.

______. Tractatus de Fide. In: Opera Omnia. Paris: Ludovicum Vivès, 1858.

______. Tractatus de Legibus ac Deo. In: Opera Omnia. Paris: Ludovicum Vivès, 1858.

______. A work of three theological virtues faith, hope and charity. In: PINK, Thomas (ed.). Selections from three. Indianopolis, 2015.

______. De Legibus: sobre a lei em geral. Lisboa: Tribuna, 2004.
SUÁREZ, Francisco. Tratado de las leyes y de Dios legislador. Trad. por Jaime Torrubiano Ripoll. Madrid: Reus, 1918-1921, X volumes, Livro II, cap. IX.

SCHMUTZ, Jacob "¿ Abatir o ensalzar a Francisco Suárez ?". In: Francisco Suárez, éste es el hombre. Valencia: Facultad de Teología San Vicente Ferrer (Analecta Valentina, 50), 2004a, p. 5-16.

SPROUL, R. C. Sola gratia: a controvérsia sobre o livre-arbítrio ao longo da história, São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

TALLON, Alain. Le concile de Trente. Paris, Cerf, 2010.

TORGAL, Luís Reis. Ideologia Política e Teoria do Estado na Restauração. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1981, 2 vol.

TUTINO, Stafania. Uncertainty in Post-Reformation Catholicism: A History of Probabilism, Oxford: Oxford University Press, 2017.

VILLEY, Michel. A formação do pensamento jurídico moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2009.