A formação docente em Laboratórios Universitários de ensino de História através da produção de materiais didáticos: a experiência do LEHRB-UFRB

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de História, materiais didáticos, formação de professores

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar uma experiência de formação de professores de História em laboratórios universitários de ensino de História. Espaços institucionais voltados ao ensino, à pesquisa e extensão universitária nos cursos de licenciatura, seu número aumentou bastante nos anos 2000, motivando artigos e teses sobre esse tema. No artigo vamos nos deter nas atividades do Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Primeiro abordaremos a formação, atividades e projetos entre 2009 e 2017, e como condicionaram percepções sobre esse espaço, para então expor e analisar três experiências de produção de materiais didáticos. Complexa e interdisciplinar, tais experiências permitiram aos professes e graduandos exercitarem seus saberes históricos e pedagógicos, lidar com saberes distantes da formação como informática e artes visuais, e, sobretudo, exercer sua autonomia docente ao definir e conduzir o processo de elaboração

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Antonio de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutor em História Social (USP), professor do curso de licenciatura em História e do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, situados no do CAHL-UFRB, Cachoeira-BA. Integrante do Grupo de Pesquisa “Humor e História”, coordenado por Elias Thomé Saliba na USP. Líder do grupo de pesquisa “Roda de Histórias - Ensino de História no Recôncavo da Bahia”.

Referências

Materiais Didáticos
LIMA, Sulamita Pinto e CERQUEIRA JÚNIOR, Sandro Augusto da Silva. Redescobrindo Cachoeira: caderno de estudos do meio. Cachoeira, BA: LEHRB, 2017b. Disponível em https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/2017/04/18/caderno-estudos-meio-cachoeira/.
SANTOS, Jadson Ferreira. Conceição da Feira: roteiro histórico. Cachoeira, BA: LEHRB, 2017. Disponível em https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/2017/04/03/conceicao-de-feira-roteiro-historico/.
SOUZA, Rogério Santos et alii. O Cabelo que dava volta ao mundo. Cachoeira, BA: LEHRB, 2017a. Disponível em https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/2017/07/04/cabelo-volta-mundo/.
SOUZA, Rogério Santos. Diálogos Pedagógicos com professores da educação infantil. Cachoeira, BA: LEHRB, 2017b. Disponível em https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/2017/07/04/cabelo-volta-mundo/.
TERRA, Antonia et alii. Caminho da Liberdade (ou da forca – territórios invisíveis). São Paulo: LEMAD-USP, 2013. Disponível em http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/2018-04/Lemad-DH-USP_Caminhos_da_Liberdade.pdf.

Bibliografia
ALMEIDA, Leandro Antonio de. Projeto do Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB). Cachoeira, 2009.
______. Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB. Revista História Hoje, v. 5, n. 9, 2016, p. 221-248. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228/176.
ALMEIDA, Leandro Antonio de. Parâmetros de produção e avaliação de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Métis: revista de história e cultura, v. 16, nº 31, 2017, p. 19-46. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5335.
ALVES, Ronaldo Cardoso. Entre Expectativas e Experiências: a gênese do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) da Unesp/Assis. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p. 235-264. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23860.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
CAINELLI et alii. Laboratório de Ensino de História: desafios de repensar a formação continuada de professores. História & Ensino, Londrina, v. 11, jul. 2005, p. 153-158. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11844/0.
GIACOMONI, Marcelo P. et alii. Laboratórios de Ensino de História: refletindo e construindo com professores. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, 2015, p. 164-178. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/34722.
JESUS, Nauk Maria de; PERLI, Fernando. A Produção de Lugares na Formação Docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD. História e Ensino. Londrina. PR. v. 21. n. 2. 2015. p. 209-234.
LOPES, Danilo Eiji. História dos Estudos do Meio: um estudo sobre as práticas extramuros da escola em São Paulo. Dissertação (Mestrado) em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2014.
MARIN, Marilú Favarin Relação teoria e prática na formação de professores de história: experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal(1980-2010). Tese (Doutorado em Educação, UFPR, Curitiba, 2013. Disponível em http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/31745.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: Entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
NÓVOA, Antonio. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011.
SOUZA, Rogério Santos. Relatório Final da produção do material didático do projeto descolonizando as narrativas históricas na educação infantil de Maragogipe-BA: contação de histórias como mecanismo de (re)significação da identidade étnico-racial. Cachoeira, BA: Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, 2017c. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/mphistoria/dissertacoes/2-uncategorised/233-dissertacoes-tcf-turma-2016.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.

Sites
Carta Educação - http://www.cartaeducacao.com.br/
LAHIGE-UESC. http://www.uesc.br/nucleos/lahige/
LEHRB-UFRB. https://www3.ufrb.edu.br/lehrb/
LEHRB (Página do Facebook). https://www.facebook.com/Laboratório-de-Ensino-de-História-do-Recôncavo-da-Bahia-LEHRB-241514672661795/
Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - http://www.ufrb.edu.br/mphistoria/
LEMAD-USP. http://lemad.fflch.usp.br/
Publicado
2020-12-17
Visualizações
  • Artigo 164
  • PDF 65
Como Citar
Almeida, L. (2020). A formação docente em Laboratórios Universitários de ensino de História através da produção de materiais didáticos: a experiência do LEHRB-UFRB. Escritas Do Tempo, 2(6), 118-148. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.118148
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores