Uma reflexão sobre os limites materiais do ensino crítico da história
Palavras-chave:
didática da história, consciência, emancipação, marxismo
Resumo
O presente artigo examina algumas relações existentes entre as categorias consciência, alienação e ideologia a partir do debate recente sobre o lugar e o papel da Didática da História nos processos de formação identitária e de emancipação social. Levantamos algumas questões sobre os limites e as potencialidades do ensino crítico da História fundamentais para uma justa compreensão dos limites emancipatórios do ensino crítico da história e uma correta avaliação dos limites emancipatórios dos livros didáticos. A partir da consideração do processo de consciência e das mediações que lhe servem de condições materiais, o artigo traça algumas considerações sobre os conceitos de consciência, razão e emancipação subjacentes às formulações de dois dos principais representantes alemães do debate sobre a perspectiva crítica em Didática da História.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-12-17
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Como Citar
Costa, F., & Boechat, F. (2020). Uma reflexão sobre os limites materiais do ensino crítico da história. Escritas Do Tempo, 2(6), 167-192. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.167192
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores
Copyright (c) 2020 Escritas do Tempo

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