Uma reflexão sobre os limites materiais do ensino crítico da história
DOI:
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.167192Palavras-chave:
didática da história, consciência, emancipação, marxismoResumo
O presente artigo examina algumas relações existentes entre as categorias consciência, alienação e ideologia a partir do debate recente sobre o lugar e o papel da Didática da História nos processos de formação identitária e de emancipação social. Levantamos algumas questões sobre os limites e as potencialidades do ensino crítico da História fundamentais para uma justa compreensão dos limites emancipatórios do ensino crítico da história e uma correta avaliação dos limites emancipatórios dos livros didáticos. A partir da consideração do processo de consciência e das mediações que lhe servem de condições materiais, o artigo traça algumas considerações sobre os conceitos de consciência, razão e emancipação subjacentes às formulações de dois dos principais representantes alemães do debate sobre a perspectiva crítica em Didática da História.
Downloads
Referências
IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
LANE, Silvia Tatiana Maurer. O processo grupal. In: LANE, Silvia Tatiana Maurer & CODO, Wanderley. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984. pp. 78-98.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da Economia Política. 2a. ed. São Paulo: Expressão popular, 2008, p. 49.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: Editora UnB, 2001.
___________. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, pp. 07-16, jul./dez., 2006.
___________. Reconstrução do Passado. Brasília: editora UnB, 2007.
___________. História Viva. Brasília: editora UnB, 2007a.
___________. Aprendizagem Histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.
REIS, José Roberto Tozoni. Família, emoção e ideologia. In: LANE, Silvia Tatiana Maurer & CODO, Wanderley. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. SP: Brasiliense, 1984. p. 99-124.
SADDI. Rafael. A Didática da História na Alemanha e no Brasil. Revista OPISIS. Catalão, v. 14, n. 2, pp. 133- 147, jul./dez., 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.