A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente

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Ingrid Silva de Oliveira Leite
https://orcid.org/0000-0002-9557-6947

Resumo

Os livros didáticos são o meio mais utilizado pelos professores de História, mesmo com o uso crescente da internet. Desde 2003 e 2008 existe a obrigatoriedade do ensino da História da África e da temática indígena, mas tais assuntos ainda não são tão demonstrados e problematizados nos livros didáticos, embora já se encontrem modificações importantes. Nos cursos de licenciatura em História, a África e os nativos do Brasil são estudados em um ou dois semestres, o que acreditamos ser pouco tempo para professores em formação. Uma saída para tal limite, seria a prática de oficinas utilizando os livros didáticos para refletir sobre a abordagem da História da África, da diversidade da experiência do negro no Brasil e da temática indígena. Este artigo objetiva demonstrar experiências realizadas em oficinas com livros didáticos e elaboração de aulas em cursos de licenciatura em História no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

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Como Citar
LEITE, I. A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 157-174, 30 out. 2020.
Seção
v. 2 n. 5 (2020) Dossiê: Ensino de História, livro didático e formação docente
Biografia do Autor

Ingrid Silva de Oliveira Leite, Universidade Federal de São João del Rei

Professora adjunta de História da África, Educação e Relações Étnico-raciais da Universidade Federal São João del Rei (UFSJ). É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História da UFSJ e coordenadora da área de História do PIBID na mesma instituição. Possui experiência em temas referentes às sociedades africanas e à presença política, militar e religiosa de europeus no continente africano durante os séculos XVII e XVIII. Possui graduação e licenciatura em História pela UFRJ (2007), especialização em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM e mestrado em história no Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ (2011). Seus estudos de doutorado foram realizados no Programa de Pós-graduação em História da UFF (2015). Realizou atividades de pós-doutorado no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na área de História da África.

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