A narrativa didática sob a ótica da imputação causal singular

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Luiza Rafaela Sarraff
https://orcid.org/0000-0002-7773-7794

Resumo

Paul Ricoeur defende a tese de que a História é uma narrativa que possui um vínculo de derivação com a narrativa ficcional. O filósofo francês afirma que o vínculo entre história e narrativa deve ser preservado, porém deve ser indireto e, portanto, afirma a existência de um corte epistemológico entre o conhecimento histórico e a competência narrativa para acompanhar uma história. O instrumental fornecido por Ricoeur se apresenta como um importante caminho teórico e metodológico para a construção de pesquisas na área de ensino de história. Sendo assim, este artigo tem como objetivo de compreender o corte epistemológico existente entre história escolar e história acadêmica a partir da análise da narrativa de um livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático, enfatizando o aspecto da imputação causal singular.

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Como Citar
SARRAFF, L. A narrativa didática sob a ótica da imputação causal singular. Escritas do Tempo, v. 2, n. 6, p. 221-237, 18 dez. 2020.
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores
Biografia do Autor

Luiza Rafaela Sarraff, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP

Doutoranda em História Social na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, atua como pesquisadora colaboradora junto ao grupo Oficinas de História e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História. Tem experiência na área de Historiografia e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da História, historiografia, ensino de História, educação, livros didáticos, Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) e Base Nacional Comum Curricular(BNCC).

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