Um olhar sobre o ensino de História nos museus de ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.149166

Palavras-chave:

Ensino de História; Museus; Museus de ciência; Educação.

Resumo

A partir das variadas definições de museus e de seus potenciais educativos, pretendemos analisar nesse estudo, em consonância com a Declaração do Rio de Janeiro e outros decretos/leis, os museus de ciência como divulgadores da cultura científica, e suas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e História, explorando as possibilidades de integração com o Ensino de História.

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Biografia do Autor

Déborah Roberta Santiago Chaves Vilela, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social e da Cultura Regional da UFRPE. Especialista em Ensino de História do Brasil pela FAINTVISA. Graduada em Licenciatura em História pela UFRPE. Dedicada às pesquisas na área de História e Museus, tem desenvolvido trabalhos voltados para questões do Ensino de História e Educação em Museus. Pesquisadora e membro do Laboratório de Estudos e Intervenção em Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM). Professora na Educação Básica (Anos Finais) e Superior - Professora colaboradora da Faculdade do Sertão do Pajeú - FASP.

Zenaide Gregório Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre Stricto Sensu em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social e da Cultura Regional - PGH - Universidade Federal Rural de Pernambuco. É Graduada em Licenciatura Plena em História pela UFRPE e Pós-graduada Lato Sensu em Educação pela FAFIRE. E Técnico Tradutor e Intérprete de Libras pela ETE Almirante Soares Dutra. Atualmente está vinculada à Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, como servidora pública temporária.

Rozeane Porto Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutoranda em História pela UFRPE. Doutora em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Mestra em História pela UFPB e em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Graduada em História pela UEPB. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFPB. Dedicada à pesquisas na área de História e Literatura, tem desenvolvido trabalhos com discussões voltadas para a história das mulheres e dos negros em Olivedos-PB (Farol de Joana Preta, Baile dos Mateus e produção cordelística de Manoel Limão), às discussões de gênero, sexualidade, patrimônio, memória, literatura de cordel dentro do contexto dos estudos culturais.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

VILELA, . R. S. C.; ALVES, . G.; DINIZ, . P. Um olhar sobre o ensino de História nos museus de ciência. Escritas do Tempo, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 149–166, 2020. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.149166. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1350. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores