Um olhar sobre o ensino de História nos museus de ciência
Main Article Content
Resumo
A partir das variadas definições de museus e de seus potenciais educativos, pretendemos analisar nesse estudo, em consonância com a Declaração do Rio de Janeiro e outros decretos/leis, os museus de ciência como divulgadores da cultura científica, e suas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e História, explorando as possibilidades de integração com o Ensino de História.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
VILELA, D. R. S.; ALVES, Z.; DINIZ, R. Um olhar sobre o ensino de História nos museus de ciência. Escritas do Tempo, v. 2, n. 6, p. 149-166, 17 dez. 2020.
Seção
v.2 n.6 (2020) Dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ABUD, Kátia Maria. Ensino de História. São Paulo, Cengagem: Learning, 2010, - Coleção ideias em ação. Cáp. 8 Espaço da História: Ensino e Museus.
ÁLVAREZ Valente, MARIA Esther; ROSEMBERG Handfas, Ethel. O patrimônio cultural científico e tecnológico brasileiro e a importância de políticas públicas para sua preservação. Revista Ciências Estratégicas, vol. 20, núm. 28, julio-diciembre, 2012, pp. 271-284 Universidad Pontificia Bolivariana Medellín, Colombia. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=151326917005.
AMADO, João. (Org.) Manual de investigação qualitativa em educação. 3ª edição. Imprensa da Universidade de Coimbra, Junho 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) – Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
_________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Fundamental (SEF), 1997.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 2 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1996.
CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. 2ª edição. DIFEL, Janeiro 2002.
CURY, Marília Xavier, Estudos sobre centros e museus de ciências: subsídios para uma política de apoio, São Paulo. 2000.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, Papirus, 2003.
GUIMARÃES, Emanuel. 2013. O Museu como Fator de Desenvolvimento Regional: O Impacto Econômico do Museu. Ensaios e Práticas em Museologia. Porto, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, DCTP, 2013, vol. 3, p. 40-53.
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, 22. (2006).
Legislação sobre museus [recurso eletrônico]. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. p. 89-98 (Série legislação ; n. 79).
MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. Hist. ciências-saúde-Manguinhos v.12 supl.0 Rio de Janeiro. 2005.
__________. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e propostas para educadores. et al. São Paulo: FEUSP, 2016.
MASSABKI, Paulo H. B. Centros e museus de ciência e tecnologia. 2011. 274f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MASSARANI, Luisa. MERZAGORA, Matteo. RODARI, Paola (org.), Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.
MASSARANI, Luisa. NEVES, Rosicler. AMORIM, Luís (org.). Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante – Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016.
MCMANUS, Paulette. Educação em museus: pesquisas e prática / Paulette McManus; organizadoras Martha Marandino e Luciana Monaco. São Paulo: FEUSP, 2013. 97 p.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Do teatro da memória ao laboratório da História: A exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. v.2 p.9-42 jan./dez. 1994.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino Escolar de História como Alfabetização Humanística. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 2, p. 116 a 123, jul./dez. 2009. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/viewFile/1850/1356. Acesso em: 11/11/2017.
_________. O patrimônio histórico: Objeto de pesquisa do historiador. História Unicap, v. 4, nº 7, Jan./Jun. 2017.
ÁLVAREZ Valente, MARIA Esther; ROSEMBERG Handfas, Ethel. O patrimônio cultural científico e tecnológico brasileiro e a importância de políticas públicas para sua preservação. Revista Ciências Estratégicas, vol. 20, núm. 28, julio-diciembre, 2012, pp. 271-284 Universidad Pontificia Bolivariana Medellín, Colombia. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=151326917005.
AMADO, João. (Org.) Manual de investigação qualitativa em educação. 3ª edição. Imprensa da Universidade de Coimbra, Junho 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) – Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
_________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Fundamental (SEF), 1997.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 2 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1996.
CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. 2ª edição. DIFEL, Janeiro 2002.
CURY, Marília Xavier, Estudos sobre centros e museus de ciências: subsídios para uma política de apoio, São Paulo. 2000.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, Papirus, 2003.
GUIMARÃES, Emanuel. 2013. O Museu como Fator de Desenvolvimento Regional: O Impacto Econômico do Museu. Ensaios e Práticas em Museologia. Porto, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, DCTP, 2013, vol. 3, p. 40-53.
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, 22. (2006).
Legislação sobre museus [recurso eletrônico]. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. p. 89-98 (Série legislação ; n. 79).
MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. Hist. ciências-saúde-Manguinhos v.12 supl.0 Rio de Janeiro. 2005.
__________. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e propostas para educadores. et al. São Paulo: FEUSP, 2016.
MASSABKI, Paulo H. B. Centros e museus de ciência e tecnologia. 2011. 274f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MASSARANI, Luisa. MERZAGORA, Matteo. RODARI, Paola (org.), Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.
MASSARANI, Luisa. NEVES, Rosicler. AMORIM, Luís (org.). Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante – Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016.
MCMANUS, Paulette. Educação em museus: pesquisas e prática / Paulette McManus; organizadoras Martha Marandino e Luciana Monaco. São Paulo: FEUSP, 2013. 97 p.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Do teatro da memória ao laboratório da História: A exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. v.2 p.9-42 jan./dez. 1994.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino Escolar de História como Alfabetização Humanística. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 2, p. 116 a 123, jul./dez. 2009. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/viewFile/1850/1356. Acesso em: 11/11/2017.
_________. O patrimônio histórico: Objeto de pesquisa do historiador. História Unicap, v. 4, nº 7, Jan./Jun. 2017.